segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

XIII edição da Jornada Científica acontece a partir de 4ª feira em Miracema

Evento terá participação de 150 alunos de escolas da rede pública estadual de diversos municípios

De quarta-feira, dia 7, a sexta-feira, 9, será realizada a XIII Jornada Científica Jovens Talentos, na cidade de Miracema, Região Noroeste do Rio, com a participação de 150 alunos de escolas da rede pública estadual de diversos municípios. Os alunos apresentarão trabalhos de iniciação científica de áreas diversas, como saúde, biologia, sociologia e astronomia.

O evento acontecerá no Centro Cultural Melchiades Cardoso, localizado à Praça Ari Parreiras, s/nº, no centro de Miracema. A entrada é gratuita e os interessados e estudantes que quiserem assistir às apresentações só precisam comparecer ao local. Haverá exposições orais e de painéis, das 16h às 18h (dia 7), das 8h30min às 18h (dia 8) e das 10h30min às 18h (dia 9).

Alguns dos trabalhos são: “Avaliação da castanheira para combate do mosquito Aedes Aegypti”, “Energia em evolução: uma proposta tecnológica a favor da sustentabilidade” e “Escravidão e Liberdade: cartas de alforria na província do Rio Grande de São Pedro”.

Na sexta-feira, dia 9/12, acontecerá uma excursão cultural, que partirá às 8h da sede do evento, para visitar uma fazenda da região, em área histórica e de preservação ambiental, com explicações de um arqueólogo e de um historiador.

O programa

Instituído em 1999, o Projeto Jovens Talentos é um programa de pré-iniciação científica, desenvolvido pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj) e pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). O programa é direcionado a alunos de 15 a 18 anos de idade, que estejam no segundo ano do ensino médio ou profissional, matriculados na rede pública estadual, que apresentem bom rendimento escolar, interesse em atuar em pesquisa e disponibilidade mínima de oito horas por semana para o cumprimento do estágio. A Faperj e a Fundação Cecierj são órgãos ligados à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

O projeto conta atualmente com escolas cadastradas de 47 municípios, totalizando 700 alunos participantes. Os estudantes interessados no Jovens Talentos devem informar-se na sua escola sobre o cadastramento da mesma. Uma vez cadastrada, ele poderá inscrever seu trabalho, com auxílio de um professor-orientador e aguardar a seleção que todos os anos ocorre em fevereiro, com resultado divulgado em abril. Caso seja selecionado, o aluno inicia estágio, de junho a dezembro, podendo ser renovado por um ano, período em que o aluno vai aprofundar sua pesquisa.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: