domingo, 3 de novembro de 2019

São José de Ubá e Italva têm gestão fiscal boa em 2018 e os demais Municípios da região gestão em dificuldade ou crítica, segundo a Firjan

De acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), São José de Ubá apresentou situação fiscal boa, sendo que nos indicadores Gastos com Pessoal e Liquidez o Município obteve a nota máxima da pontuação de Gestão de Excelência. Italva também apresentou situação fiscal boa e no indicador Liquidez a pontuação máxima de Gestão de Excelência.

Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Natividade e Bom Jesus do Itabapoana apresentaram Gestão em Dificuldade, enquanto Porciúncula, Itaperuna, Varre-Sai e Miracema apresentaram Gestão Crítica.

Dos 10 Municípios analisados, 7 evoluíram na situação fiscal de 2017 para 2018, com destaque para Bom Jesus do Itabapoana (38,14%), Varre Sai (31,34%) e Santo Antônio de Pádua (31%).

A Firjan reformulou a metodologia de elaboração do IFGF, que passou a ser composto por quatro indicadores, que assumem o mesmo peso, 25%: Autonomia (Capacidade de financiar a estrutura administrativa); Gasto com pessoal (grau de rigidez do orçamento); Liquidez (cumprimento das obrigações financeiras); e Investimentos (capacidade de gerar bem-estar e competitividade).

A pontuação do IFGF e indicadores varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município. Com o objetivo de estabelecer valores de referência que facilitem a análise, foram convencionados quatro conceitos para o IFGF e indicadores: Gestão de Excelência (resultados superiores a 0,8 pontos); Boa Gestão (resultados entre 0,6 e 0,8 pontos); Gestão em Dificuldade (resultados entre 0,4 e 0,6 pontos); e Gestão Crítica (resultados inferiores a 0,4 pontos).

Obs.: Aperibé, Cambuci e Laje do Muriaé não foram incluídos no estudo da Firjan porque ainda não encaminharam suas contas para a Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia.



Link para explicações sobre a metodologia do IFGF disponibilizadas no site da Firjan: Metodologia - IFGF edição 2019 ( arquivoPDF – 0.5 MB)

Nenhum comentário: