segunda-feira, 2 de julho de 2018

Itaperuna tem o maior índice de desenvolvimento municipal do Estado do RJ segundo estudo da Firjan

Segundo algoritmo criado pela Firjan (IFDM - Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) para medir o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros, em 2016 Itaperuna ficou em 1º lugar no Estado do Rio e 265º no âmbito nacional.

Além de Itaperuna, outros municípios do Noroeste Fluminense também tiveram boas colocações no ranking do Estado do RJ: São José de Ubá ficou na 16ª posição, em seguida Santo Antônio de Pádua (21ª), Aperibé (29ª), Italva (33ª), Natividade (35ª), ...

Em um município da região (Itaperuna), a categoria de desenvolvimento é considerada alta e nos outros 12 municípios considerada moderada.

O IFDM é baseado nas estatísticas oficiais sobre Emprego & renda, Educação e Saúde, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

Educação e Saúde são os índices que mais contribuíram para elevar o IFDM consolidado dos municípios do Noroeste. Em 11 municípios o IFDM Educação é de desenvolvimento alto e nos outros 2 municípios de desenvolvimento moderado. O IFDM Saúde é de desenvolvimento alto em 7 municípios e moderado nos outros 5. Já o IFDM Emprego & renda é considerado moderado somente em 1 município (Itaperuna); regular em 8; e baixo em 4.

De 2015 para 2016, cinco municípios do Noroeste Fluminense tiveram aumento no IFDM  (Itaperuna, Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Varre-Sai e Cambuci), enquanto nos demais municípios o IFDM caiu.

O IFDM varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias de desenvolvimento: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1). Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.


Nenhum comentário: