quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Blog do Roberto Moraes publica a segunda parte do relatório Revisitando o Noroeste do professor e ecologista Aristides Arthur Soffiati Neto

Link para a postagem da segunda parte da excursão do professor e ecologista Aristides Arthur Soffiati Neto, Revisitando o Noroeste (II): eixo Paraíba do Sul/PombaNesta segunda parte mestre Soffiati parte de Campos em direção a São Fidélis, Cambuci, Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua e Miracema.

"... Todos os rios, do maior ao menor, sofrem de forte anomalia, como erosão de margens, turbidez, assoreamento e poluição por esgoto e resíduos. Claro que os maiores mascaram tais problemas, enquanto os menores os estampam de forma evidente...
... Gilberto Freyre, no intuitivo livro “Nordeste”, explica que, no século XIX, os rios eram respeitados pelas pessoas porque tinham importância no abastecimento de água, na higiene e no transporte. Com o crescimento dos núcleos urbanos, com o abastecimento de água por empresas e com as ferrovias e rodovias, as casas foram voltando as costas para os rios e os desprezando..."

"A intenção do autor é revisitar as terras banhadas pelas bacias do Muriaé, Paraíba do Sul/Pomba, Itabapoana e Itapemirim. Estas quatro bacias ligam a zona serrana às terras de tabuleiro e à grande planície fluviomarinha dos Goytacazes, constituindo uma ecorregião a que denomino de São Tomé, em alusão ao cabo e à capitania de São Tomé, a primeira tentativa de instalar a economia de mercado europeia entre os rios Itapemirim e Macaé. Só assim se justifica a inclusão da bacia do Itapemirim numa região que foi posteriormente dividida entre as capitanias, províncias e estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Mais ainda, que se transformou hoje em Norte/Noroeste fluminense e Sul capixaba" - Soffiati.

Link para Adendo a revisitando o noroeste fluminense (II): eixo Paraíba do Sul/Pomba Retorno à foz - Arthur Soffiati

____________________

Link para a primeira parte:  Revisitando o Noroeste (I): eixo Muriaé

As terceira e quarta partes do relatório Revisitando o Noroeste a serem publicadas: (III)acompanhando o rio Itabapoana;  e (IV): trilhando o vale do rio Itapemirim.

Obs.: atualizado em 13/01/2018 para inclusão do link ao adendo da segunda parte.

Nenhum comentário: