sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Noroeste Fluminense fecha 6 vagas de empregos com carteira assinada em setembro

Em setembro, apenas seis postos de trabalho com carteira assinada foram fechados na região (+55 na microrregião Itaperuna e -61 na microrregião Santo Antônio de Pádua), o que vem a ser o resultado da diferença entre 929 admissões e 935 demissões, conforme os registros feitos pelos empregadores no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho). Neste mesmo mês de 2015, a região fechou número mais elevado de empregos (133). 

De acordo com a Tabela I, em Itaperuna foram abertas 55 novas vagas e nos demais municípios o saldo entre admissão e demissão variou entre 8 novos postos de trabalho gerados em Varre-Sai e 28 fechamentos de vagas em Miracema.

Conforme a Tabela II, comércio destaca-se com 37 vagas geradas (+23 na microrregião Itaperuna e +14 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Em seguida agropecuária com abertura de 8 novos postos (+7 na microrregião Itaperuna e +1 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Com exceção de serviços e construção civil, nos demais setores de atividade econômica o número de novas vagas criadas variou entre 1 e 2. No setor serviços houve perda de 34 postos de trabalho (-10 na microrregião Itaperuna e -24 na microrregião Santo Antônio de Pádua), assim como perda de 23 na construção civil (todas na microrregião Santo Antônio de Pádua).

No acumulado do ano até setembro, o saldo entre admissões e demissões na região registra -58 postos de trabalho com carteira assinada (-254 na microrregião Itaperuna e +196 na microrregião Santo Antônio de Pádua), o que vem a ser o resultado da diferença entre 9.555 admissões e 9.613 demissões. De janeiro a setembro do ano anterior, o número de postos de trabalho fechados foi mais elevado (567). 

Itaocara destaca-se com 498 vagas de trabalho abertas. Em seguida Italva, com 46, Natividade, com 18, e Laje do Muriaé, com 3. Nos demais municípios as perdas de vagas de trabalho variaram entre -1 e -240, tendo em Bom Jesus do Itabapoana a maior perda (-240), em seguida Miracema (-90),  Santo Antônio de Pádua (-89) e Itaperuna (-61).

Administração pública foi o setor que mais abriu vagas de trabalho: 508 (todas abertas em Itaocara. Vale ressaltar que este é o único município da região que a prefeitura municipal registra neste setor de atividade econômica as contratações e demissões de pessoal). Em seguida serviços, com 192 novos postos de trabalho (+148 na microrregião Itaperuna e +44 na microrregião Santo Antônio de Pádua); agropecuária, com 65 (+52 na microrregião Itaperuna e +13 na microrregião Santo Antônio de Pádua); e serviços de utilidade pública, com 15 (+2 na microrregião Itaperuna e +13 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Nos demais setores os números variaram entre -5e -460, tendo se destacado comércio, com -460 (-333 na microrregião Itaperuna e -127 na microrregião Santo Antônio de Pádua);  indústria de transformação, com -205 (-40 na microrregião Itaperuna e -165 na microrregião Santo Antônio de Pádua); e construção civil, com -168 (-86 na microrregião Itaperuna e -82 na microrregião Santo Antônio de Pádua). 

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna – Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; e Santo Antônio de Pádua – Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. 

Obs.: postagem atualizada às13:56h para correção de erro no acumulado do ano até setembro.

Nenhum comentário: