Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), exclusivo no mercado, tem o objetivo de medir o nível de excelência
das cidades do país para promover o desenvolvimento das regiões
Com 67 indicadores, todos de fontes públicas, a plataforma está organizada em seis pilares – educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; desenvolvimento econômico e ordem pública; e governança, eficiência fiscal e transparência, visando ranquear e comparar todos os 5.570 municípios do Brasil.
“Atualizamos a plataforma com novos indicadores para seguir acompanhando com eficiência a evolução das cidades brasileiras e oferecendo subsídios, cada vez mais essenciais, para que possam implementar projetos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos”, comenta Paulo Coimbra, diretor de Tecnologia e Inovação do Aquila.
Entre as novidades da nova versão estão a possibilidade de buscar cidades, com tela reformulada para consultar dados de determinada região com histórico de evolução no ranking; detalhamento dos pilares e indicadores; capacidade de explorar o Brasil, visualizando os pilares por regiões, estados, mesorregiões, microrregiões e cidades diretamente no mapa; e comparativo entre cidades, com visualização no mapa e tabela que permite a troca de cidade referência no ranking.
Os novos indicadores da IGMA 2023 foram incluídos para consolidar a plataforma como uma ferramenta mais completa, robusta e eficiente para a avaliação dos municípios. São eles: Despesa com Legislativo por Habitante (Pilar Governança e Eficiência Fiscal); Adequação da Formação Docente e Custo da Ineficiência por Aluno (Pilar Educação); Cobertura Vacinal e Índice Sintético Final Previne Brasil (Pilar Saúde e Bem-estar); Acesso à Rede de Esgoto e Coleta de Lixo Domiciliar (Pilar Infraestrutura e Mobilidade Urbana); e Arborização Urbana, Consumo Médio de Água e Segurança Hídrica (Pilar Sustentabilidade).
Como funciona o IGMA
O Instituto Aquila desenvolveu o IGMA para avaliar a performance de 5.570 cidades brasileiras (Distrito Federal e Fernando de Noronha são considerados na métrica). Com tecnologia inovadora, fundamentada em Inteligência Artificial e Data Science, os indicadores são alimentados por fontes públicas e divididos nos intitulados “seis pilares do ciclo virtuoso de desenvolvimento humano”: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. O índice ainda considera pilares secundários, como Turismo, Cultura e Agricultura.
O IGMA hoje é uma plataforma aberta e inclusiva, que está ao alcance de todos os cidadãos que desejam acompanhar a evolução dos seus municípios em comparação aos demais. Exclusivo no mercado, também constitui um excelente subsídio para investidores que buscam uma cidade promissora para o estabelecimento de seus negócios.
Sobre o Aquila
O Aquila é uma consultoria internacional de gestão de origem brasileira, mapeada pelo relatório Source Global Research, instituição britânica de referência em pesquisas no segmento. Com escritórios no Brasil, Suíça, Austrália, Colômbia e Portugal, nos últimos doze anos, atendeu +830 clientes dos mais diversos ramos de atividade, e soma 2.200 projetos, executados em 23 países. São mais de 500 profissionais capacitados em expertises técnicas, atuando com consultoria, treinamento e tecnologia de gestão para os setores público e privado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será exibido após aprovação do blog