A CÂMARA VIAJANTE
Que pode a câmara fotográfica? Não pode nada. Conta só o que viu. Não pode mudar o que viu. Não tem responsabilidade no que viu. A câmara, entretanto, Ajuda a ver e rever, a multi-ver O real nu, cru, triste, sujo. Desvenda, espalha, universaliza. A imagem que ela captou e distribui. Obriga a sentir, A, criticamente, julgar, A querer bem ou a protestar, A desejar mudança. A câmara hoje passeia contigo pela Mata Atlântica. No que resta - ainda esplendor - da Mata Atlântica Apesar do declínio histórico, do massacre De formas latejantes de viço e beleza. Mostra o que ficou e amanhã - quem sabe? acabará Na infinita desolação da terra assassinada. E pergunta: "Podemos deixar Que uma faixa imensa do Brasil se esterilize, Vire deserto, ossuário, tumba da natureza?" Este livro-câmara é anseio de salvar O que ainda pode ser salvo, O que precisa ser salvo Sem esperar pelo ano 2 mil.
Este e outros belos poemas sobre a Mata Atlântica e sua riqueza podem ser encontrados no livro “Viola de bolso: mais uma vez encordoada”, relançado este ano. Nele, Drummond escreve sobre os biomas brasileiros, a passagem do tempo, as mudanças das paisagens e a sua própria consciência ambiental, que se revela muito à frente do seu tempo.
Hoje é Dia do Meio Ambiente. Este dia tão especial, instaurado pela ONU há 50 anos, é um momento importante para que nós possamos refletir sobre as palavras do autor. O poeta já alertava muito sobre a impossibilidade de um futuro próspero, caso continuássemos permitindo a destruição dos nossos ecossistemas.
A Mata Atlântica sempre foi inspiração para poesias, romances, filmes e músicas. Precisamos lutar para que o nosso lar seja sinônimo de vida, beleza e esplendor. E, para isso, contamos com o apoio de todos aqueles que nos acompanham para seguir nossas redes sociais, compartilhar o nosso conteúdo e doar para a nossa causa.
A responsabilidade de lutar pela mata viva e por recuperar parte do que perdemos é coletiva! Nos ajude a manter as nossas ações por mais água limpa para todos, pela restauração das florestas e por políticas públicas a favor do meio ambiente.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será exibido após aprovação do blog