Com base nos
resultados da Prova Brasil 2015, o movimento Todos pela Educação (QEDU) calculou
a proporção de alunos com aprendizado adequado à sua etapa escolar, da seguinte
forma: na Prova Brasil, o resultado do aluno é apresentado em pontos numa
escala (Escala SAEB). Discussões promovidas pelo comitê científico do movimento
Todos Pela Educação, composto por diversos especialistas em educação, indicaram
qual a pontuação a partir da qual pode-se considerar que o aluno demonstrou o
domínio da competência avaliada. Decidiu-se que, de acordo com o número de
pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma
escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente
e Avançado. No QEdu, considerou-se que alunos com aprendizado adequado são aqueles que
estão nos níveis Proficiente e
Avançado.
Esta
proporção de alunos com aprendizado adequado nos municípios do Noroeste
Fluminense, assim como no Estado do Rio e Brasil, foram reunidas por etapa
escolar na tabela abaixo.
5º ano – São
José de Ubá, Miracema e Santo Antônio de Pádua destacaram-se em Português (68%,
67% e 66% dos alunos, respectivamente) e em Matemática (46%, 59% e 52%,
respectivamente).
Com exceção
de dois municípios em Português e seis em Matemática, todos aumentaram o percentual de
alunos com aprendizado adequado em relação a 2013;
9º ano –
Italva, Itaocara e Santo Antônio de Pádua destacaram-se em Português (52%, 46%
e 45%, respectivamente), sendo que Italva e Santo Antônio de Pádua também
destacaram-se em Matemática (35% e 32%, respectivamente). Bom Jesus do
Itabapoana foi destaque em Matemática, com 30% dos alunos.
Com exceção
de três municípios em Português e outros três em Matemática, todos aumentaram o percentual de alunos com
aprendizado adequado em relação a 2013.
Obs.: no
Portal QEdu (link aqui) pode-se obter uma
variedade de informações, inclusive por escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será exibido após aprovação do blog