Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

ELEIÇOES PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM MIRACEMA
A Dilma venceu com 54,23% dos votos válidos contra 45,77% dos votos recebidos pelo Serra. As abstenções totalizaram 27,02%.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O AVÔ E O NETO NA PRAÇA ( IV)


Trimmmmmm!!! Trimmmmm!!!
- Bom dia! O que o jovem deseja?
- Bom dia! Você é a nova doméstica da casa? Estou vendo que sim. Meu avô está?
-Ah! desculpe? Não sabia que era você. Já o conheço muito de ouvir falar, do seu avô: o neto que sempre o acompanhava nas suas saídas pela manhã. Entre por favor.

- Oh! meu neto. Você por aqui! Faz tempo que você não aparece e não dá notícias. Andei preocupado. Por onde tens andado?
- Vô, a vida profissional leva a gente pra lugares que nunca imaginávamos de ir. Tive que me ausentar durante este período, mas estou de volta, pra mais perto. Tava com saudade, né Vô?
- Não seja presunçoso! Mas estava sim.
- Estou vendo que já estava preparado para aquele passeio na praça, não?
- Claro que sim, meu neto. A esta hora da manhã você sabe muito bem aonde vou.
- Cadê a vó?
- Saiu, foi fazer umas comprinhas pra casa. Na volta você fala com ela. Vamos que já estou me atrasando.
- Calma vô, quando a vó souber que estava comigo não vai lhe dar bronca pelo atraso para o almoço não.
- Você continua presunçoso.

Chegando a praça Dona Ermelinda, o neto e avô se encaminham para o centro, da praça, e se sentam num banco para conversar.

- Vô, tem acompanhado a campanha presidencial?
- Como não, meu neto. Tenho visto os jornais e os debates na televisão. Está tudo muito diferente hoje em dia. Os candidatos não se mostram como eles mesmos. Tem agora um expert em marqueting que conduz os candidatos: o que ele vai falar, vestir, como se comportar ... Pra mim os candidatos viraram uns atores em cena, dirigidos por este marqueteiro.
- É verdade vô.
- Meu neto os programas de governo de cada candidato não são mais mostrados para o povo e discutidos, por eles. O que vale é um acusar o outro de um percalço qualquer e se mostrar como santinhos. Colocaram a questão do aborto no centro da campanha, para conseguir votos dos cristãos, e se esqueceram que o Estado brasileiro é laico. Esqueceram também que nessa discussão o que está em jogo é a liberdade da mulher tomar decisão sobre si mesma e evitar que a cada dois dias morra uma delas neste país porque teve de recorrer a clínicas carniceiras clandestinas. Teve um dos candidatos que mandou imprimir dois milhões de “santinhos” com a frase “Jesus é Verdade”. Como disse uma jornalista: “se Jesus é verdade, como fica a verdade dos brasileiros não-cristãos? Eles, os candidatos, não são candidatos a Papa.”
O presidente Lula tem uma visão do povo sofrido deste país que bem poucos têm. Também sacou que para o país desenvolver precisamos antes tirar da miséria e elevar o nível de vida de muitos brasileiros para que seja conseguido tão almejado desenvolvimento. E ele vem conseguindo isto ao longo destes oito anos de governo.
Então, meu neto, o meu voto é para a Dilma Rousseff.

- Eu sabia vô! que os nossos votos não seriam diferentes! Fiquei completamente embevecido com seu pensamento que não escutei o relógio da Igreja. Mas já deve ter passado da hora do almoço.
- Eu escutei as badaladas do relógio, meu neto, enquanto falava com você. Já passou sim da hora estipulada pela sua avó para o almoço. Vamos embora.
FLUTUAÇÃO DO EMPREGO FORMAL EM SETEMBRO/2010 NOS MUNICÍPIOS DO NOF

Em setembro de 2010, houve 352 novos empregos com carteira assinada e 16 desligamentos nos municípios do Noroeste Fluminense.

A maioria dos novos empregos ocorreram em Itaperuna (42,90%), Itaocara (21,31%) e Natividade (14,20%).

Os desligamentos concentraram-se em Porciúncula e Laje do Muriaé, sendo diesligados dos empregos, respectivamente, 13 e 3 trabalhadores formais.


quarta-feira, 27 de outubro de 2010

No rádio, Dilma aborda licitação no metrô de São Paulo
SÃO PAULO - A campanha da candidata petista à presidência da República, Dilma Rousseff, destacou nesta quarta-feira, em seu programa de rádio, a reportagem do jornal Folha de S.Paulo sobre o conhecimento prévio do resultado dos vencedores da licitação para a concorrência dos lotes 3 e 8 da linha 5 do Metrô de São Paulo.

"Primeiro teve aquela história do Paulo Preto, que ele disse que não conhecia, mas quando o sujeito mandou um recado pela imprensa, Serra tratou logo de lembrar quem ele era e disse que ele estava sendo injustiçado. Agora é esse escândalo do metrô de São Paulo que a Folha divulgou ontem", disse o narrador. "O governo Serra fez licitação para a linha 5 do Metrô. Uma obra de R$ 4 bilhões. Acontece que seis meses antes de sair o resultado, a Folha de S. Paulo já sabia, anunciou e registrou."

O programa eleitoral de Dilma ressaltou também as realizações do governo Lula para as mulheres e garantiu a criação de linhas de crédito para a mulher criar microempresas, a construção de 6 mil creches, da rede cegonha e cursos de capacitação profissional para as mulheres, além do combate à descriminação de gênero.

No dia do aniversário de Lula, o presidente apareceu no programa de rádio da candidata para pedir que os eleitores compareçam às urnas no próximo domingo.

As informações são do Portal Terra

Manchete de hoje da Folha de São Paulo:

SP para obras do metrô com licitação suspeita

O governo de São Paulo suspendeu a licitação de seis lotes da linha 5-lilás do metrô, que teve resultado anunciado na semana passada.

Ontem, a Folha revelou que sabia desde abril quais seriam os vencedores.

A concorrência foi aberta em outubro de 2008, quando o governador do Estado era José Serra (PSDB), que deixou o cargo para se candidatar à Presidência.
MDA abre chamada pública para empreendimentos da agricultura familiar

Brasília - O Diário Oficial da União publica hoje (27) uma chamada pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para selecionar empreendimentos da agricultura familiar. As entidades terão 30 dias, a partir de hoje (27), para apresentar projetos.

O objetivo é selecionar entidades executoras de serviços de assistência técnica e extensão rural, para inserir 180 empreendimentos coletivos da agricultura familiar e seus gêneros alimentícios no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Os serviços foram organizados em três lotes – Rio de Janeiro, Amazonas e Minas Gerais - com a definição dos municípios compradores e empreendimentos coletivos da agricultura familiar que devem ser atendidos em cada lote.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Arnoldo de Campos, um dos grandes desafios da lei da alimentação escolar é aproximar os agricultores familiares dos grandes centros urbanos, que detêm grande parte dos recursos para a compra dos gêneros alimentícios.

Poderão participar dessa chamada pública as instituições, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, previamente credenciadas no Sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Pública (Siater). Ao se candidatar, as entidades executoras deverão optar por prestar serviços em apenas um dos lotes, desde que credenciadas no Siater nos estados dos lotes requeridos, contemplando todas as atividades que compõem o serviço definido nessa chamada.

As informações são da Agência Brasil – repórter Christina Machado (edição: Graça Adjuto)

Eis a citada Chamada Pública na íntegra:

COORDENAÇÃO-GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS
COORDENAÇÃO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS
DIVISÃO DE LICITAÇÕES E CONTRATOS
EXTRATO DE CHAMADA PÚBLICA No- 92/2010

Nº Processo:55000.003383/2010-40.O MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO - MDA publica em seu sítio oficial www.mda.gov.br a Chamada Pública nº92/2010 que tem por objeto a seleção de entidade executora de serviços de assistência técnica e extensão rural para inserção de 180 empreendimentos coletivos da Agricultura Familiar e seus gêneros alimentícios no Programa Nacional de Alimentação Escolar por meio de atividades compreendendo as fases de planejamento, execução e avaliação. Abrangência: Estados do Rio de Janeiro, Amazonas e Minas Gerais, ou seja, Lote 1, Lote 2 e Lote 3. Beneficiários: 180 empreendimentos coletivos da agricultura familiar. Fundamento Legal: Lei nº 12.188, de 2010; Decreto nº 7.215, de 2010. Data da publicação: 27/10/2010. Vigência: 30 (trinta) dias. Valor Total: R$ 4.665.835,36.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ELEIÇÕES 1

Feriado de Finados pode alterar cenário eleitoral, diz cientista político

Brasília - O feriado de Finados, em 2 de novembro, poderá alterar o cenário eleitoral brasileiro, especialmente no número de eleitores que devem comparecer às urnas. Isso porque o feriado ocorre na terça-feira, dois dias depois do segundo turno das eleições.

Outro fator que pode trazer surpresas no resultado das urnas é o dia do Funcionário Público, que será comemorado em 1º de novembro. “Emendar os feriados permite que vários funcionários públicos e suas famílias viajem, o que pode causar algum tipo de alteração no cenário eleitoral. Essas pessoas representam mais ou menos 10% do eleitorado. Esse é o maior receio dos candidatos”, disse o cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto.

Na sua avaliação, tanto a candidata petista Dilma Rousseff, quanto o tucano José Serra devem perder votos. “Se apenas funcionários públicos viajarem, é bem possível que a Dilma perca alguma coisa, porque eles têm um medo danado da volta do PSDB ao governo em virtude dos oito anos de arrocho nos salários”, disse. “Por outro lado, se considerarmos que boa parte dos eleitores é de classe média, que deve votar no Serra, poderá haver prejuízos para ele também”, completou.

ELEIÇÕES 2

2º TURNO DAS ELEIÇÕES: O QUE PODE E NÃO PODE

O segundo turno das eleições será realizado no próximo domingo (31). As seções eleitorais estarão abertas das 8h às 17h. O comércio poderá funcionar normalmente, desde que os donos estabeleçam tempo para que os funcionários possam votar. Durante o pleito, o eleitor poderá se manifestar silenciosamente e individualmente.

O eleitor que não votou no primeiro turno poderá votar normalmente no segundo. Aqueles que viajarem e não tiverem feito a inscrição para votar em trânsito deverão justificar a ausência. A justificativa pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral no dia da eleição ou até 60 dias depois do pleito.

O eleitor que não votar nem justificar sua ausência será multado pela Justiça Eleitoral. Caso não vote e nem pague a multa, não poderá se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo ou participar de concorrência. Caso não vote em três eleições consecutivas, terá o título cancelado.

As informações são da Agência Brasil

domingo, 24 de outubro de 2010

UMA LUZ NO FINAL DO TÚNEL DO NOROESTE FLUMINENSE
A luz no final do túnel do Noroeste Fluminense aponta que o conservadorismo vem dando lugar para a razão. Desde sua existência, a política na nossa região vem sendo pautada pelo voto conservador em detrimento da constitutiva desigualdade escravocrata e renegação da classe originária da abolição da escravatura. Ainda hoje, tem muita gente que condena o Bolsa Família, não consegue ver no Programa nada além de esmola. Já escutei da ala mais conservadora da nossa cidade, que, felizmente, hoje em dia está reduzida a bem poucos, argumentos absurdos, como “agora que eles não vão trabalhar mais mesmo, serão vagabundos remunerados pelo governo” ou “sou contra dar o peixe, tem é de ensinar a pescar”, etc.

Porciúncula e Miracema despontam como principais protagonistas desse rompimento, pois foram os municípios na região onde os votos dados para a candidata Dilma no primeiro turno mais se aproximaram dos votos recebidos pela candidata em âmbito nacional. Foram mais de 45% dos votos válidos nesses municípios, enquanto no país Dilma recebeu 47%. Em Italva, Laje do Muriaé e Cambuci, também, prevaleceram os votos dados pelos seus eleitores na candidata Dilma, embora com menos expressão do que em Miracema e Porciúncula.

Nos outros oito municípios do NOF, que detém a maioria dos eleitores (74%), prevaleceram o voto conservador habitual da região. O candidato Serra, que representa uma coligação conservadora e privatista de direita, foi o mais votado.

sábado, 23 de outubro de 2010

Abramovay nega pressão para elaborar dossiês a pedido de autoridades
Brasília – O secretário nacional de Justiça, órgão ligado ao Ministério da Justiça, Pedro Abramovay, negou hoje (23) ter sido alvo de pressões de integrantes do governo para a elaboração de dossiês. Em nota oficial, divulgada nesta tarde, ele desmentiu as informações de que reclamou de pedidos para a confecção de documentos. A denúncia foi publicada na revista Veja desta semana.

O secretário lembra que nos oito anos em que se dedica ao ministério ocupou vários cargos e conquistou o respeito de todos. “Nego peremptoriamente ter recebido, de qualquer autoridade da República, em qualquer circunstância, pedido para confeccionar, elaborar ou auxiliar na confecção de supostos dossiês partidários. Não participei de supostos grupos de inteligência em nenhuma campanha eleitoral. Nunca, em minha vida, tive que me esconder”, diz a nota.

Abramovay reclama que não teve acesso às informações publicadas na revista. “Infelizmente a revista se recusou a fornecer o conteúdo da suposta conversa ou mesmo a íntegra de sua transcrição”, disse. “Dediquei os últimos oito de meus 30 anos a contribuir para a construção de um Brasil mais livre, justo e solidário, e tenho muito orgulho de tudo o que faço e de tudo o que fiz. Trabalhei no Ministério da Justiça como assessor especial, secretário de Assuntos Legislativos e secretário nacional de Justiça, conseguindo de meus pares respeito decorrente de meu trabalho.”

A revista Veja desta semana publica reportagem sobre supostas gravações feitas no gabinete do ex-secretário nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior, de conversas com funcionários do ministério. Nos diálogos, Tuma Júnior cita o desconforto de Abramovay – que o sucedeu no cargo – por receber eventuais pedidos para elaboração de dossiês.

Nos diálogos reproduzidos na revista, Abramovay cita a candidata Dilma Rousseff e o chefe de gabinete do presidente da República, Gilberto Carvalho. Em uma das conversas, Abramovay afirma “não aguentar mais” receber pedidos para a confecção de dossiês. Na revista não há informações se as gravações foram feitas com autorização legal. Na manhã de hoje, Dilma rebateu as acusações e negou envolvimento com dossiês.

Na nota oficial, o secretário disse ainda que apesar das informações publicadas na Veja, ele mantém a confiança na imprensa. “Apesar de ver meu nome exposto desta forma, não foi abalada minha fé na capacidade de transformação de nosso país e tampouco na crença da importância fundamental de uma imprensa livre para o fortalecimento de nossa democracia”, afirmou.

As informações são da Agência Brasil – repórter Renata Giraldi (edição: Graça Adjuto)

Para variar (sic), mais uma vez a revista Veja é desmentida.
MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE QUE TIVERAM AS COLETAS ENCERRADAS NO CENSO 2010

Coleta encerrada significa que pode haver pequenos ajustes nos números coletados.

Apenas Itaperuna não encerrou a coleta. Cambuci foi o primeiro município do Estado do Rio a finalizar o Censo: houve diminuição da população em 1,97%.

Municípios que encerraram a coleta e apresentaram aumento da população: Aperibé (6,90%), Itaocara (1,79%) e Varre-Sai (3,75%).

Nos demais municípios, cuja coleta foi encerrada, a população diminuiu: Bom J.esus do Itabapoama (-0,84%), Italva (-14,77%), Laje do Muriaé (-6,56%), Miracema (-2,65%), Natividade (-2,56%), Porciúncula (-4,74%), Santo Antônio de Pádua (-6,51%) e São José de Ubá (-4,03%).

Clique na tabela para ampliá-la.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Escavações à procura de ossadas de guerrilheiros no Araguaia prosseguem em Xambioá
Brasília – A procura e identificação de restos mortais de possíveis integrantes do PCdoB que formavam a Guerrilha do Araguaia continua hoje (22) em Xambioá (TO). A guerrilha foi um movimento formado no início da década de 1970, em resistência à ditadura militar (1964-1985).

O Ministério da Defesa divulgou ontem (21) a descoberta de uma ossada que pode ser de integrante da guerrilha. Os restos mortais foram encontrados em um sítio no cemitério da cidade pelos antropólogos forenses, geólogos e peritos legistas do chamado Grupo de Trabalho Tocantins, criado no ano passado pelo ministro Nelson Jobim para localizar os corpos de pessoas mortas pelo Exército em operações de combate à guerrilha.

Amanhã (23), a juíza Solange Salgado, da 1ª Vara da Justiça Federal de Brasília, que determinou as buscas aos restos mortais, deverá acompanhar o grupo de trabalho. A equipe deverá permanecer no local até a próxima terça-feira.

O Brasil é réu na Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) porque o Estado não presta informações sobre o episódio. Além disso, não encontrou os corpos dos guerrilheiros e não houve responsabilização pelas mortes.

As informações são da Agência Brasil - edição: Lílian Beraldo

História da Guerrilha do Araguaia ver aqui
Postagem "Os desaparecidos da Guerrilha do Araguaia" no Portal Luis Nacif ver aqui

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Trabalho escravo no norte fluminense é preocupante, diz ministro
Rio de Janeiro - O ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, denunciou hoje (21) a persistência de práticas análogas ao trabalho escravo na região norte do estado do Rio de Janeiro, onde se concentra a lavoura canavieira. Ele participou, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da entrega do Prêmio João Canuto, concedido a entidades e personalidades que se destacaram na defesa dos direitos humanos durante o ano.

Vannuchi fez um balanço positivo do tratamento da questão durante os oito anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas apontou o exemplo fluminense como preocupante.

“A Organização Internacional do Trabalho faz um relatório anual e o Brasil é apresentado como o programa mais exemplar para o mundo inteiro. O presidente Lula determinou, em 2003, que isso fosse uma prioridade. Eu cheguei a alimentar a ilusão de que seria capaz de terminar o período de governo com o trabalho escravo erradicado, mas isso não aconteceu. Lamento que o Rio de Janeiro – inclusive o Comitê Popular pela Erradicação do Trabalho Escravo no Norte Fluminense é um dos premiados - começa a ter uma nova incidência preocupante”, disse Vannuchi.

O representante do Comitê Popular pela Erradicação do Trabalho Escravo no Norte Fluminense, Juvenal Rocha, afirmou que a situação na região é grave, principalmente entre os cortadores de cana. “Nos últimos três anos, os casos têm aparecido mais, de forma oficial, pela atuação do comitê e pelas operações do Ministério Público e da Polícia Federal. No ano passado, a cidade de Campos teve 715 casos, sendo considerada a capital nacional do trabalho escravo. Este ano já temos 217 casos, o que é menos do que no ano passado, mas não sabemos se haverá aumento, pois agora é o período das rescisões de contrato. A prática acontece com os cortadores de cana locais e os migrantes, que vêm de várias regiões do país”, denunciou Juvenal.

O Prêmio João Canuto foi oferecido pelo Grupo de Pesquisa do Trabalho Escravo Contemporâneo (Gptec) da UFRJ e pelo Movimento Humanos Direitos (MHuD) aos seguintes ganhadores: Comitê Popular pela Erradicação do Trabalho Escravo no Norte Fluminense, Alexandre Anderson, MV Bill, Conselho Indigenista Misionário (Cimi), Leonardo Sakamoto, Movimento 11 de Dezembro, Zilda Arns (in memoriam), dom Xavier Gilles de Maupeou d´Ableiges e Instituto Materno Infantil de Pernambuco (Imip).

As informações são da Agência Brasil - repórter Vladimir Platonow (edição: João Carlos Rodrigues)
Desemprego cai para o menor nível em mais de oito anos
Taxa apurada pelo IBGE nas seis principais regiões metropolitanas do País fica em 6,2% em setembro, o menor patamar da série iniciada em março de 2002
RIO - A taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do País ficou em 6,2% em setembro, ante 6,7% em agosto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a menor taxa mensal da série histórica da pesquisa mensal de emprego, iniciada em março de 2002, de acordo com o gerente da pesquisa, Cimar Azeredo. O resultado veio abaixo do piso do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de 6,40% a 6,80%, com mediana de 6,50%.
O número de ocupados nas seis principais regiões metropolitanas do País somou 22,28 milhões de pessoas em setembro, com aumento de 0,7% ante agosto e alta de 3,5% na comparação com setembro de 2009. Já o número de desocupados somou 1,48 milhão em setembro, com queda de 7,5% ante agosto e recuo de 17,7% ante setembro de 2009.
Segundo Azeredo, o levantamento registrou outro recorde em setembro, mês no qual, pela primeira vez na série histórica, o número de desocupados nas seis regiões ficou abaixo de 1,5 milhão de pessoas, somando 1,48 milhão.
O gerente da pesquisa mensal de emprego do IBGE atribui ao "cenário econômico favorável" o ótimo desempenho do mercado de trabalho metropolitano em setembro. Segundo ele, "a desocupação caiu em função da geração de postos de trabalho, não porque as pessoas desistiram de procurar emprego". Azeredo destacou que houve um conjunto de dados positivos, com queda na desocupação e aumento da ocupação, da formalidade e do rendimento.
Entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, cinco registraram, em setembro, a menor taxa de desemprego da série histórica iniciada em março de 2002. A exceção é Recife, cujo recorde foi registrado em março de 2010.
O número de trabalhadores com carteira assinada aumentou 1,0% em setembro ante agosto e subiu 8,6% ante setembro de 2009. Entre setembro do ano passado e igual mês deste ano foram geradas 816 mil vagas formais, enquanto o número total de ocupados, no mesmo período, cresceu em 762 mil pessoas. "Houve mais geração de vagas com carteira do que postos de trabalho, o que significa que houve formalização de pessoas que trabalhavam sem carteira", disse
Rendimento
O rendimento médio real dos trabalhadores registrou variação positiva de 1,3% em setembro ante agosto e alta de 6,2% na comparação com setembro do ano passado.
A massa de rendimento médio real habitual dos trabalhadores chegou a R$ 33,8 bilhões em setembro, com alta de 2,1% ante agosto e aumento de 10,1% ante setembro de 2009.
Já a massa de rendimento médio real efetivo somou R$ 33,5 bilhões em agosto, com alta de 2,6% ante julho e aumento de 10,5% ante agosto do ano passado. A renda real efetiva sempre se refere ao mês anterior ao da taxa de desemprego.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo - Jacqueline Farid, da Agência Estado

terça-feira, 19 de outubro de 2010

EMPREGOS FORMAIS NO NOROESTE FLUMINENSE

Em agosto de 2010, havia 47.258 empregos com carteira assinada no NOF, o que representou 14,61% da população. 3,20% dos empregos foram criados no período janeiro a agosto de 2010.

Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Bom Jesus do Itabapoana, Miracema e Itaocara, os cinco maiores municípios da região, detiveram as maiores parcelas destes 47.258 empregos, com a participação de, respectivamente, 37,25%, 15,84%, 11,44%, 6,69% e 6,08%.

Aonde mais aumentou o emprego no período janeiro a agosto de 2010 foi em Cambuci (7,72%), Italva (4,76%), Itaperuna (4,57%), Porciúncula (4,03%) e S. A. de Pádua (3,18%). Em S. J. de Ubá e Natividade houveram desligamentos de, respectivamente, 2,16% e 1,12%.

Em relação à população, os municípios que têm mais empregos são: Itaperuna (17,70%), S. A. de Pádua (17,65%), Aperibé (17,58%), Bom Jesus do Itabapoama (15,31%) e Itaocara, Natividade e Varre-Sai (12,80%).

_(1)______(2)________(3)_______(4)______Municípios________
17.603___37,25%____4,57%____17,70%____Itaperuna
7.484____15,84%____3,18%____17,65%____S. A. de Pádua
5.404____11,44%____2,74%____15,31%____B. J. do Itabapoana
3.163____6,69%_____2,15%____11,79%____Miracema
2.873____6,08%_____0,80%____12,80%____Itaocara
1.972____4,17%_____-1,12%___12,80%____Natividade
1.861____3,94%_____4,03%____10,09%____Porciúncula
1.680____3,55%_____2,86%____17,58%____Aperibé
1.407____2,98%_____4,76%____9,59%_____Italva
1.133____2,40%______0,88%___12,80%____Varre-Sai
938_____1,98%______0,85%____11,73%____Laje do Muriaé
924_____1,96%_____-2,16%____12,66%____S. J. de Ubá
816_____1,73%_____7,72%_____5,52%____Cambuci
47.258__100,00%____3,20%____14,61%____NOF
Fonte: MTE

(1) Empregos formais em agosto de 2010
(2) Percentual de participação no total de empregos do NOF
(3) Taxa de admissão/desligamento no período jan-ago 2010
(4) Percentual de empregos em relação à população (IBGE 2009)
Vox Populi: Dilma soma 51% das intenções de voto; Serra tem 39%
Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 57% contra 43% de Serra

SÃO PAULO - A candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, aparece na liderança da corrida presidencial com 12 pontos percentuais de diferença para seu principal adversário, José Serra (PSDB), segundo pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira. A petista tem 51% das intenções de voto contra 39% de Serra.

Na última pesquisa Vox Populi, realizada nos dias 10 e 11, a petista aparecia com 48% das intenções de voto contra 40% de Serra.

No novo levantamento, os votos brancos e nulos somam 6%, enquanto 4% não souberam ou não opinaram. A margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto percentual.

Considerando apenas os votos válidos - excluindo os votos brancos, nulos e indecisos -, Dilma soma 57% das intenções e Serra, 43%.

Encomendada pelo Internet Group do Brasil S.A., a pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de outubro, com 3000 entrevistados em todo País, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 14 de outubro de 2010, sob o número 36193/2010.

As informações são do Portal Terra

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Independência no 2º turno foi a melhor decisão, diz Marina
Marina ressaltou que há diferença entre independência e neutralidade. "Na neutralidade você simplesmente se ausenta do processo. Nós apresentamos cerca de dez pontos com 42 itens que consideramos importantes para o aperfeiçoamento da gestão pública. (...) E isso é ter uma atitude de compromisso", afirmou. De acordo com a senadora, Dilma Rousseff e José Serra analisaram as propostas apresentadas pelo PV e acolheram "boa parte delas". "A candidatura da ministra Dilma acolheu um pouco mais, a do PSDB, do governador Serra, um pouco menos. Mas a proposta está na mão deles e caberá a eles internalizá-las no decorrer da campanha", disse.
As informações são do Jornal do Brasil. Ver a matéria completa aqui.
Governo paulista prefere estrangeiros à Petrobras
A candidata à presidência Dilma Rousseff cobrou do adversário do PSDB, José Serra, a tentativa do governo de São Paulo de barrar a compra, pela Petrobras, da Gas Brasiliano, fornecedora de gás natural no interior do estado.
No debate entre os presidenciáveis promovido hoje pela Rede TV e o jornal Folha de São Paulo, Dilma lamentou que o governo de São Paulo tenha feito oposição à compra, embora a Petrobras tenha oferecido o melhor preço na disputa.
Segundo ela, o governo paulista recorreu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a operação, o que poderia beneficiar uma empresa japonesa.
As informações são do dilma13.com.br
Histórico
Em 27/05/2010 a Petrobras e a italiana Eni anunciaram acordo para a venda, à estatal brasileira, da distribuidora de gás canalizado Gas Brasiliano (GBD), que opera no interior do Estado de São Paulo. A operação, de US$ 250 milhões, marca a estreia da estatal brasileira no mercado paulista de gás, o maior do País. Para a Eni, representa o fim de suas atividades nos segmentos de comercialização de combustíveis no mercado brasileiro.
"Esse foi um grande negócio para a Petrobrás, porque enriquece a sua participação no setor de gás. Ainda que a distância entre a Gas Brasiliano e a líder do setor (Comgás) seja grande, a companhia amplia o seu poder de barganha, sobretudo porque cria uma alternativa para escoar o insumo", comentou a professora do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo, Virgínia Parente.
Fonte do histórico: jornal O Estado de S. Paulo

domingo, 17 de outubro de 2010

Polêmica do aborto faz bispos racharem
Seja qual for o resultado no 2º turno, discussão deixará sequelas na Igreja e poderá ter reflexos na eleição da CNBB
A discussão da questão do aborto na campanha eleitoral, que está dividindo os católicos por causa do veto de alguns bispos à candidata petista Dilma Rousseff, provocou um racha no episcopado em nível nacional e deverá deixar sequelas na vida da Igreja, seja qual for o resultado do segundo turno, em 31 de outubro.

A polêmica terá também reflexos na eleição para a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em maio do próximo ano, quando um grupo conservador, contrário à atual linha de diálogo, tentaria tomar o poder para adotar uma posição mais dura de oposição ao governo. Pelo menos, na hipótese de Dilma vir a ser a vencedora.

Aparecida. Distribuição de folhetos contra Dilma no Santuário, dia 12, acirrou diferenças entre religiosos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Veja a matéria completa aqui.

sábado, 16 de outubro de 2010

ENCERRADA A COLETA DO CENSO 2010 EM MIRACEMA E EM OUTROS MUNICÍPIOS DO NOF

(Ver dados definitivos do Censo 2010 divulgados pelo IBGE aqui)

O Censo 2010 foi finalizado em Aperibé. A população cresceu 6,90%.

A coleta foi encerrada em Cambuci, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. Portanto, os resultados desses municípios são preliminares e sujeitos a alterações.

Em Itaocara a população aumentou 1,27%. Em Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá a população diminuiu em, respectivamente, 6,58%, 2,95%, 2,86%, 6,96% e 4,03%.

2009_______2010______Var.09/10___Municípios___

9.556______10.215_____6,90%______Aperibé
14.770_____14.385_____-2,61%_____Cambuci
22.452_____22.738_____1,27%______Itaocara
7.997______7.471______-6,58%_____Laje do Muriaé
26.824_____26.034_____-2,95%_____Miracema
15.406_____14.966_____-2,86%_____Natividade
42.405_____39.454_____-6,96%_____S. A. de Pádua
7.297______7.003______-4,03%_____S. J. de Ubá
Serra distribui santinhos com frase sobre Jesus
Seguindo a tática de usar temas religiosos para angariar votos no segundo turno, a campanha do tucano José Serra distribuiu nesta sexta-feira (15) santinhos que traziam a frase "Jesus é a verdade e a justiça", seguida da assinatura do candidato. As peças publicitárias foram distribuídas na entrada de um encontro que Serra teve com cerca de 1.500 professores da rede pública que foram manifestar apoio à sua candidatura.

Do outro lado do cartão plástico, há uma fotografia do peessedebista cercado por crianças e com o lema "Serra é do bem" - novo bordão dele, empregado pela campanha tucana neste segundo turno - em destaque.

A tiragem total das peças é de dois milhões de exemplares. A mesma frase foi dita por Serra numa feira evangélica, em São Paulo, ainda no primeiro turno. Na última terça-feira (12), em visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o candidato negou que a inclusão massiva de temas religiosos nas eleições contribua para a banalizalçao do processo eleitoral e das religões em si.

"A questão religiosa entra naturalmente (na campanha). Não aparece como estratégia de campanha. A maioria da população é religiosa. Isso não macula o Estado brasileiro, que é laico", disse Serra na ocasião.

As informações são do Portal Terra.

Quanta apelação!!!!! Isso lembra às “Cruzadas Anticomunistas” que antecederam o Golpe Militar de 1964. O texto a seguir foi pinçado da Wikipédia:

“Na época, setores conservadores de outras igrejas também se juntaram ao apoio às cruzadas "anticomunistas". A Igreja Metodista, por exemplo, encontrava-se dividida, com setores simpáticos às reformas de Jango, e outros fortemente alinhados aos movimentos golpistas. Cabe lembrar aqui que, mais tarde, ocorreu o fechamento da Faculdade de Teologia desta Igreja, ao final de 1968, em sintonia com o AI-5. Muitos patores das Igrejas Metodista, Luterana e Presbiteriana foram perseguidos. Alguns afastados da vida eclesiástica e compulsoriamente aposentados. Essas igrejas estavam claramente divididas entre os favoráveis ao golpe e os contrários ligados às comunidades eclesiásticas de base.”

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tarso compara campanha de Serra a preparação do golpe de 64
O governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), disse, na noite desta quinta-feira, em Porto Alegre, que, em relação à disputa presidencial, está havendo "uma campanha de golpismo político só semelhante aos eventos que ocorreram em 1964 para preparar as ofensivas" contra o então governo estabelecido.

As informações são do Portal Terra e foi reproduzida no Jornal do Brasil. Veja a matéria completa aqui.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TERRAS PRODUTITIVAS NÃO UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE

A série quinquenal, de 1970 a 1995 (sendo que de 1985 a 1995 o salto foi de 10 anos), da tabela abaixo, mostra que houve aumento de 76,08% no aproveitamento de terras produtivas dos municípios do NOF, no período 1970 a 1995.

Mas, se Italva for excluída do cálculo, tendo em vista que este município não consta da série 1970 a 1985, porque nesta época era distrito de Campos, o aumento no aproveitamento de terras na região aumenta, no período 1975 a 1995, para 84,72%.

Para efeito de cálculo de uma variação mais justa no período 1970 a 1995, o valor relativo a 1995 de Aperibé (que emancipou de Pádua em 1992) e de Varre-Sai (que emancipou de Natividade em 1991) se somados, respectivamente, aos valores de 1995 de Pádua e Natividade, mostrará que o aproveitamento de terras produtivas em Pádua foi de 90,98% e em Natividade foi de 42,73%.

Feitos os ajustes necessários, os municípios que mais aumentaram a utilização de suas terras produtivas no período analisado foram: Bom Jesus do Itabapoama ( 97%), Santo Antônio de Pádua (90,98%), Cambuci (90,69%), Itaocara (86,38%), Miracema (81,58%), Porciúncula (81,51%) ...

Terras não produtivas não utilizadas dos municípios do Noroeste Fluminense
(Os valores da tabela estão em hectares)
Fonte: Ipeadata

Outras postagens com análises dos municípios do NOF feitas com base em dados obtidos do Ipeadata:

ÁREAS DE MATAS E FLORESTAS NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
ÁREA COLHIDA DE ARROZ, FEIJÃO, MILHO, TOMATE E CANA-DE-AÇÚCAR NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
PESSOAL OCUPADO NA AGROPECUÁRIA NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
EFETIVO DE EQUINOS NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
PRODUÇÃO DE LEITE NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
QUANTIDADE DE CABEÇAS DE BOVINOS NOS MUNICÍPIOS DO NOF
A LAVOURA NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
Brasil vai reafirmar compromisso de proteção dos biomas em conferência da ONU
RIO - O governo brasileiro deve repactuar os compromissos assumidos na Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), durante a 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, que ocorrerá a partir do dia 19, em Nagoya, no Japão.

O Brasil havia assumido o compromisso, ao assinar a convenção, de garantir, até 2010, a cobertura, por meio de unidades de conservação, de 10% de proteção de cada bioma e de 30% da Amazônia. A informação foi dada à Agência Brasil pelo diretor de Florestas da Secretaria da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João de Deus Medeiros.

Segundo ele, com um percentual menor do que o da Amazônia, a área protegida nos demais biomas ainda está distante do proposto na CDB. “É uma meta que ainda representa um grande desafio para o país. Mas nós acreditamos que há cada vez mais sinais de que isso é uma prioridade defendida pela sociedade. Nós precisamos aprimorar esses mecanismos de negociação para que a sociedade entenda a necessidade e a urgência dessas ações. E, com isso, a gente tenha maior facilidade para efetivar a criação dessas novas áreas”.

Medeiros afirmou que, apesar de não ter cumprido a meta proposta na CDB, o Brasil foi o país que mais contribuiu para a conservação da biodiversidade nos últimos anos. A COP-10 vai trazer ao debate os problemas que estão ameaçando espécies vegetais e animais em todo o mundo. Ele acredita que, na conferência, o país terá maior legitimidade para cobrar os compromissos assumidos pelos outros países, principalmente os desenvolvidos.

O diretor de Florestas do ministério lembrou que as nações industrializadas também são signatárias da CDB e, apesar de não terem mais um percentual de biodiversidade muito significativo, têm um papel importante a desempenhar na negociação internacional, para auxiliar os países detentores de biodiversidade a implementar essas ações nos seus territórios.

Medeiros disse que os biomas Cerrado e Caatinga são os que apresentam as maiores vulnerabilidades no que diz respeito à conservação, embora a Mata Atlântica tenha sido o bioma mais impactado ao longo do processo histórico brasileiro. “Em biomas como o Cerrado e a Caatinga, nós temos uma situação duplamente complicada, que é uma representatividade ainda baixa e a distribuição, no bioma e nas categorias de proteção e uso sustentável, ainda muito desequilibrada”. Além disso, ele ressaltou a influência da ação humana sobre os biomas, como o agronegócio, que “é um fator de conflito”.

As informações são da Agência Brasil

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Desafio do Brasil é crescer sem destruir

O Brasil possui uma alta biocapacidade, mas isso não nos coloca em uma situação confortável. As mudanças nos hábitos de consumo da população brasileira e a demanda crescente por produtos agrícolas têm pressionado os recursos naturais, aumentado a Pegada Ecológica do país.

Hoje, a média de consumo da população brasileira já chega a 2,1 hectares por pessoa e a soma do consumo de todas as pessoas mostra que no Brasil já estamos consumindo mais de um planeta.

Esse modelo é insustentável e preocupante. “A redução da desigualdade com aumento do poder aquisitivo da população brasileira é uma conquista positiva. No entanto, também nos coloca frente a um grande desafio que é o de crescer sem esgotar nossos recursos naturais”, destaca a Secretária-Geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

As riquezas naturais são parte dos ativos necessários ao crescimento econômico que estamos presenciando, mas deve existir sempre um equilíbrio entre o que é consumido e o que a natureza pode prover. Para Hamú, esta é a principal mensagem do Relatório Planeta Vivo 2010.“O estudo é uma ferramenta importante para os tomadores de decisão estimularem uma economia de baixo carbono, uma economia verde, criando novas oportunidades de crescimento para o País e protegendo os serviços ecossistêmicos que são a base de nosso desenvolvimento econômico”, afirma.

O Relatório traz indicadores que apontam o quanto está sendo consumido - a pegada ecológica e a pegada hidrológica - e o quanto o planeta pode prover em recursos naturais renováveis - a biocapacidade. “O desafio será manter esses fatores balanceados para que possamos garantir um desenvolvimento sustentável no Planeta”, diz o coordenador do Programa Pantanal do WWF-Brasil, Michael Becker.

Segundo ele, para que haja esse equilíbrio, além de políticas de proteção de áreas importantes para as espécies, é importante valorizar produtos sustentáveis e certificados e aperfeiçoar mecanismos de monitoramento que possibilitem a redução de impactos, como o cálculo da Pegada Ecológica pelas cidades.

Versão brasileira

A versão em português do Relatório Planeta Vivo 2010 está disponível no endereço www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/?26162/Relatrio-Planeta-Vivo-2010. Esta é a primeira vez que o relatório é traduzido integralmente para este idioma.

As informações são da WWF Brasil. Ver matéria completa aqui.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Brasil cai em ranking que mede igualdade entre os sexos, diz Fórum Econômico Mundial
Brasília - Um ranking que aponta a posição dos países no quesito igualdade entre os sexos, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, mostra que a colocação do Brasil vem caindo nos últimos cinco anos. Entre as 134 nações pesquisadas, o país ficou na 85ª posição em 2010, quatro posições abaixo da obtida no ano passado. Em 2006, o país havia ficado na 67ª posição. As informações são da BBC Brasil.

O estudo mostra que a queda do Brasil ocorreu por causa de pequenas perdas na educação e na participação política, além do avanço de outros países.

Segundo a pesquisa, a taxa brasileira de matrícula das meninas está em 93%, contra 95% dos meninos. Na economia, a participação das mulheres na força de trabalho (64%) ainda é considerada "bastante abaixo" da dos homens (85%). Além disso, a renda estimada das mulheres equivale a 60% da dos homens (US$ 7.190 contra US$ 12.006).

O Brasil está em 123º lugar no índice que mede a percepção de igualdade salarial para trabalhos similares. No subquesito participação política, o Brasil aparece no 112º lugar, menos de 20 posições à frente da Arábia Saudita e quase 100 atrás do país latino-americano mais bem colocado, a Costa Rica.

"Com as mulheres detendo apenas 9% das cadeiras no Legislativo e apenas 7% dos cargos ministeriais, o Brasil pontua muito pouco nesses indicadores”, diz o estudo.

O relatório é elaborado todos os anos pelo Fórum Econômico Mundial. Dos 114 países que foram analisados nos últimos cinco anos, o estudo indica que em 86% houve uma redução da desigualdade entre os sexos, enquanto em 14% houve um aumento.

As informações são da Agência Brasil - edição: Juliana Andrade

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

"Homem-bomba" do PSDB é nova arma de Dilma em campanha
São Paulo - No final do primeiro bloco do debate na Rede Bandeirantes, Dilma Rousseff (PT), cobrou de José Serra (PSDB) esclarecimentos sobre Paulo Vieira de Souza, ex-membro do governo tucano em São Paulo que, segundo a petista, "fugiu com R$ 4 milhões de sua campanha".

Na plateia, o questionamento deixou os petistas efusivos. Integrantes do PSDB, preocupados com o cerco da imprensa a partir deste instante, prepararam uma saída à francesa do senador eleito Aloysio Nunes, que mantinha relações estreitas com Vieira de Souza. Minutos depois, o senador eleito deixou o estúdio e não retornou.

Mais conhecido como Paulo Preto, Paulo Vieira de Souza foi diretor de engenharia da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa). Ele era o responsável direto por grande parte das obras viárias do governo de São Paulo. Chamado de "homem-bomba do PSDB", em matéria da revista Veja, publicada em maio deste ano, Paulo Preto foi demitido oito dias depois de ter inaugurado o trecho sul do Rodoanel. Quando Aloysio Nunes deixou o debate, depois do questionamento sobre Paulo Preto, o correligionário Cícero Lucena ocupou o seu lugar na plateia.

As informações são do Portal Terra.

A revista Isto É publicou em 13/08/2010 matéria sobre este assunto, intitulada Um tucano bom de bico.

domingo, 10 de outubro de 2010

MARIA-CAVALEIRA E OUTRAS AVES DE MIRACEMA
Casal de maria-cavaleira, freirinha macho, freirinha fêmea, casal de canário-da-terra-verdadeiro e casaca-de-couro-da-lama. São estes os pássaros que se deixaram fotografar recentemente. As quatros primeiras fotos foram sacadas na zona rural. As seguintes foram tiradas na zona urbana, na margem do ribeirão Santo Antônio.
Com o crescimento econômico, cai a migração do Nordeste para o Sudeste
A parcela de nordestinos que migra caiu pela metade em relação ao pico da década de 90, alterando o perfil econômico das regiões

Márcia De Chiara - O Estado de S.Paulo

A migração do Nordeste para o Sudeste está caindo. Com o crescimento econômico dos últimos anos, a saída de trabalhadores da região quase caiu pela metade em relação ao êxodo em massa dos anos 90.

O cálculo, feito pelo economista da LCA Consultores, Fábio Romão, leva em conta o número de migrantes em comparação ao total da população.

Entre os anos 1992 e 2002, o Nordeste perdeu o equivalente a 1,5% de sua população por ano para o Sudeste. Entre 2002 e 2007, a parcela dos migrantes que deixou a região a cada ano recuou para 0,98%. Em 2008 e 2009, a média caiu para 0,85%.

Para chegar a esse resultado, Romão considerou dados do estudo feito por Herton Araújo, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que avaliou o fluxo médio da migração no Brasil entre 1992 e 2009. Romão ponderou o resultado pela evolução da população em cada período.

"O que chama a atenção é que a população do Nordeste aumentou e um número menor de pessoas veio para o Sudeste", afirma o economista da LCA. Araújo, do Ipea, observa que a grande diáspora do Nordeste para o Sudeste ocorreu nos anos 90 e foi provocada pela falta de emprego, que diminuiu nos últimos anos.

"O fluxo do Nordeste para o Sudeste continua, mas não na mesma intensidade", diz o demógrafo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fernando Albuquerque.

Viagens do sertão. Empresas que lidam diretamente com esses migrantes confirmam a mudança de tendência. A Viação Itapemirim, por exemplo, registrou nos últimos cinco anos queda de 10% no número de passageiros entre cidades do sertão e São Paulo e Rio de Janeiro. José Valmir Casagrande, diretor comercial da empresa, atribui parte dessa retração à melhora do poder aquisitivo na região.

Albuquerque, do IBGE, observa que os programas sociais estão segurando as pessoas nas cidades de origem em razão dos benefícios oferecidos. Mas Romão ressalta que a geração de postos formais de trabalho no Nordeste é o principal responsável pela retenção da população.

"O crescimento sustentado da economia, que gerou aumento da formalização do emprego no Nordeste, e o ganho real do salário mínimo, que indexa quase a metade dos salários dos trabalhadores na região, explicam a desaceleração do fluxo migratório", afirma Romão.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as únicas regiões que registraram aumento da geração líquida do emprego formal de 2008 para 2009, no auge da crise, foram a Norte e a Nordeste, com crescimento de 40% e 12%, respectivamente. No mesmo período, o saldo do emprego formal no País recuou 31,5%. No Sudeste, a retração foi de 43,4%.

Dados da Pnad de 2008 revelam que 49% dos trabalhadores formais do Nordeste têm seus rendimentos atrelados ao salário mínimo. Romão destaca que, entre 2005 e 2010, o mínimo teve um ganho real de 49,7%.

Efeito no Sudeste. O recuo na migração provoca mudança também no mercado de trabalho no Sudeste. Esse é um dos fatores que contribuíram para a falta de mão obra no comércio, na construção civil e nos serviços domésticos. A tendência ainda é acentuada pela volta de muitos nordestinos que vivem no Sudeste e que retornam à terra natal, como a diarista Núbia Passos Couto (leia a história de Núbia e outros migrantes na página B3).

Um dos setores mais afetados pela queda do fluxo de migrantes é a construção. Segundo estudo do Ipea, 20% dos nordestinos que migram para o Sudeste vêm para trabalhar no setor. "A mão de obra no Sudeste está escassa e hoje está mais fácil admitir nas obras do Nordeste porque a oferta de trabalhadores é maior lá", diz o vice-presidente de Relações Capital e Trabalho do Sinduscon-SP, Haruo Ishikawa.

A maior disponibilidade de mão de obra para a construção no Nordeste aparece nos números do Caged. Nos últimos 12 meses até agosto, o Nordeste foi responsável por 35% da geração líquida de postos de trabalho na construção. Entre admissões e demissões, o Nordeste teve um saldo positivo de 116,1 mil vagas. No Brasil, o saldo foi de 331,6 mil postos de trabalho.

O quadro de falta de mão de obra afeta também os supermercados. "De cada 100 novas vagas, não conseguimos preencher 20", conta o vice-presidente de economia da Associação Paulista de Supermercados, Martinho Paiva Moreira. A queda no número de migrantes afeta especialmente a contratação de açougueiros, padeiros e confeiteiros. No passado, a maioria dos trabalhadores dessas áreas vinha do Nordeste, observa.

A própria expansão no Nordeste das redes nacionais afeta a contratação dessas mesmas companhias no Sudeste. "O mercado está aquecido em todas as regiões, mas temos tido mais dificuldade de recrutar pessoal em São Paulo e no Rio", conta a Magna Santos, diretora de Recursos Humanos do Grupo Pão de Açúcar.

Até 2005, cerca de 60% dos funcionários da empresa alocados no Sudeste vinham do Nordeste. Hoje essa fatia é bem menor. Nos últimos três anos, a rede abriu 2 mil vagas no Nordeste, o que de certa forma drenou parte da mão de obra que em outras épocas viria para o Sudeste em busca de emprego formal.
Novo governo deve melhorar educação e aumentar “mundo protegido”, aponta economista do Ipea
Gilberto Costa - Repórter da Agência Brasil

Brasília – Quem vier a ser eleito presidente da República no próximo dia 31 terá a mesma tarefa dos seus antecessores: tornar o Brasil um país menos desigual. De acordo com o economista Jorge Abrahão de Castro, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são tarefas fundamentais: melhorar a educação e ampliar o número de pessoas com acesso à assistência social.

Abrahão aponta que “há um conjunto da população brasileira, ativa economicamente, que não está coberto por nenhum benefício previdenciário”. Segundo ele, apenas 56% das pessoas que trabalham contribuem e têm direito à Previdência Social. “Isso em parte vai ser resolvido com o crescimento econômico, mas vai ser preciso muita política previdenciária e inovações para trazer esse conjunto da população que não está contribuindo para o mundo protegido”.

Além da ampliação do número de pessoas com direito à aposentadoria e proteção em caso de incapacidade para o trabalho, o diretor do Ipea afirmou ainda que o próximo governo também deve se preocupar com a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a expansão e melhoria dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) especialmente para ampliar atendimento a crianças e idosos. Apenas 33% dos municípios prestam atendimento por meio dos Creas (1.854 unidades em funcionamento, segundo dado do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS)

O previsto envelhecimento da população brasileira, provocado pelo aumento da expectativa de vida e a diminuição da fecundidade, exigirá mais recursos na saúde pública, aumento do atendimento preventivo e da oferta de medicamentos.

Jorge Abrahão insiste que para “quebrar o ciclo da pobreza, ampliar a renda e diminuir a desigualdade” é preciso melhorar a qualidade do ensino ampliar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes de 4 a 17 anos na escola. Atualmente, só o acesso ao ensino fundamental (1º ao 9º ano, dos 6 aos 14 anos) está universalizado (98%).

“Ao ampliar o conhecimento e a educação dos jovens de hoje, essa população terá mais oportunidades de trabalho viverá com mais renda. Isso vai colocar o Brasil em outro patamar”, disse o diretor do Ipea. Ele estima que a escolaridade média que hoje é inferior a oito anos de estudo poderá ser de dez anos até 2022, ano do Bicentenário da Independência.

O economista reconhece que as melhorias na educação ocorrem de forma “devagar”, entre outros motivos porque o sistema é federativo (gerido pela União, estados e municípios). Ele assinala que já na segunda década do século 21 o país ainda padece do “desafio do analfabetismo”. Segundo o IBGE, há 14 milhões de analfabetos no Brasil.

A geração de oportunidades depende também do acesso ao crédito. Jorge Abrahão acredita que o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devam melhorar suas linhas de financiamento para que a população mais pobre possa pegar mais empréstimos e desenvolver os micro negócios. “No Brasil as coisas avançam quando as instituições estão bem estruturadas”.

Um exemplo disso seria, na opinião do economista, o Programa Bolsa Família sob a responsabilidade do MDS que organizou um cadastro que identifica “onde estão os pobres” e cria meios para as famílias receberem diretamente os recursos. “Sem ter técnica e estrutura não funciona”, afirmou.

Edição: Aécio Amado

sábado, 9 de outubro de 2010

CENSO DEMOGRÁFICO 2010 NO NOF
O Censo 2010 foi finalizado em Aperibé. A população cresceu 6,90%.

A coleta foi encerrada em Itaocara, Laje do Muriaé e Santo Antônio de Pádua. Portanto, os resultados desses municípios são preliminares e sujeitos a alterações. Em Itaocara a população aumentou 0,77%. Em Santo Antônio de Pádua, Laje do Muriaé e São José de Ubá a população diminuiu em, respectivamente, 7,30%, 6,58% e 4,26%.

A contagem parcial em Miracema encontra-se em 25.243, com 94% (baseado na população estimada em 2009) dos habitantes recenseados.

2009_______2010______V.09/10____Municípios____

9.556______10.215_____6,90%_____Aperibé
22.452_____22.624_____0,77%_____Itaocara
7.997______7.471_____-6,58%_____Laje do Muriaé
42.405_____39.308____-7,30%_____S. A. de Pádua
7.297______6.986_____-4,26%_____S. J. de Ubá
Fonte: IBGE

(Ver dados definitivos do Censo 2010 para o Noroeste aqui)

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Coligação de Dilma publica manifesto em que repudia uso político da religiosidade
Luciana Lima - Repórter da Agência Brasil

Brasília - A coligação da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, lançou um manifesto no qual recomenda à militância da campanha o repúdio à exploração da religiosidade do eleitorado para conseguir votos.

“Repudiamos aqueles que querem explorar cinicamente a religiosidade do povo brasileiro para fins eleitorais. Isso é um desrespeito às distintas confissões religiosas. Tentar introduzir o ódio entre as comunidades religiosas é um crime. Viola as melhores tradições de tolerância do povo brasileiro, que são admiradas em todo o mundo”, diz o texto divulgado hoje (8) e que foi debatido ontem (7), em Brasília, na reunião da Executiva Nacional do PT.

O destaque para a questão religiosa tem o objetivo de rebater os boatos divulgados na internet de que a candidata petista seria a favor do aborto ou que desrespeitasse a liberdade religiosa.

O manifesto também convoca a militância a ganhar as ruas neste segundo turno.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CENSO DEMOGRÁFICO 2010 NO NOROESTE FLUMINENSE

(Ver dados definitivos divulgados pelo IBGE aqui)

Mais um município encerra a coleta de dados, Itaocara, além de Laje do Muriaé, Aperibé e São José Ubá, porém o recenseamento nestes municípios ainda não foi finalizado pelo IBGE.

Resultados preliminares e sujeitos a alterações até hoje:

Itaocara – a população subiu de 22.452 em 2009 para 22.568 em 2010 – aumento de 0,52%. O número de domicílios ocupados aumentou de 6.804 para 7.862 – acréscimo de 15,55%.

Laje do Muriaé – a população diminuiu de 7.997 habitantes em 2009 para 7.467 em 2010 – queda de 6,63%. O número de domicílios ocupados decresceu de 2.423 para 2.397 – queda de 1,48%.

Aperibé – a população cresceu de 9.556 habitantes em 2009 para 10.199 em 2010 – aumento de 6,73%%. O número de domicílios ocupados subiu de 2.896 para 3.460 – crescimento de 19,48%.

São José de Ubá – a população diminuiu de 7.297 habitantes em 2009 para 6.914 em 2010 – decréscimo de 5,25%. O número de domicílios ocupados aumentou de 2.211 para 2.261 - acréscimo de 19,48%.

A contagem parcial em Miracema encontra-se em 25.006, com 93% (baseado na população estimada em 2009) dos habitantes recenseados.

Na base deste XII Censo Demográfico que o IBGE está realizando este ano deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.
IPEA MOSTRA QUEDA DA DESIGUALDADE DE RENDA EM 2009
Embora em ritmo mais lento do que em anos anteriores, a desigualdade de renda continuou caindo em 2009 (a crise econômica mundial pode explicar em parte o fenômeno), segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE.

O coeficiente de Gini (quanto mais próximo de 1 pior) ficou em 0,538 em 2009, contra 0,544 em 2008.

O estudo mostra queda no período 2001 a 2009 da população com renda familiar inferior:
- a R$ 50 per capita caiu de 10,3% para 4,8%;
- a R$ 100 passaram de 26,1% para 13,7%; e
- a meio salário mínimo reduziu de 45,4% para 29,2%.

De 2001 a 2005 a renda dos 10% mais pobres subiu 64%, enquanto no período 2005 a 2009 subiu 20%.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

MENSAGENS APÓCRIFAS NA INTERNET CONTRA DILMA
Líderes evangélicos, como Manoel Ferreira (Assembléia de Deus) e Robson Rodovalho (Igreja Sara Nossa Terra), que apóiam a candidata Dilma, criticaram o comando da campanha petista por demorar a dar resposta à onda de boatos que confrontavam a candidata com valores cristãos.
Segundo Rodovalho, a frase “nem Cristo vai impedir que eu vença a eleição no primeiro turno”, entre outras acusações, que circulou na internet como de autoria de Dilma, só foi respondida pelo Comitê na última semana.
De fato circulou muita boataria. Sou testemunho de muito texto apócrifo que circulou na internet contra Dilma. Vi muitos e-mails fazendo circular os maiores absurdos. Minha teoria para distinguir tais boatos é simples: se não saiu na grande imprensa, então é mentira.
Na internet, infelizmente, tem disso. Circula muita coisa boa, mas também circula muita mentira. Temos de estar atentos para separar o joio do trigo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

VOTOS RECEBIDOS POR JUEDYR ORSAY SEGUNDO OS MUNICÍPIOS DO NOF

O candidato a Deputado Estadual Juedyr Orsay (PRP) recebeu 19,49% de seus votos em todos municípios do Noroeste Fluminense (exceto Miracema), principalmente em Santo Antônio de Pádua, onde recebeu 6%. Recebeu também em outros municípios do RJ (11,37%), além, claro, de Miracema (69,14%). Ao todo foram 10.908 votos recebidos por Juedyr.

Como estreante a cadidato a deputado estadual Juedyr Orsay conseguiu excelente votação em Miracema e região. Com certeza, seus eleitores vão aumentar daqui para frente.

O último candidato do PRP que foi eleito neste pleito, Thiago Pampolha, recebeu 19.329 votos, o que representou 0,23% do total.

Votos
Receb.__Partic.____Municípios______
655_____6,00%_____S.A.de Pádua
297_____2,72%_____Cambuci
270_____2,48%_____Aperibé
265_____2,43%_____Itaperuna
149_____1,37%_____Varre e Sai
138_____1,27%_____Itaocara
118_____1,08%_____Natividade
079_____0,72%_____Laje Do Muriaé
073_____0,67%_____B.J.Itabapoana
031_____0,28%_____Porciúncula
031_____0,28%_____S.José de Ubá
020_____0,18%_____Italva
2.126___19,49%_____Noroeste Flum.
7.542___69,14%_____Miracema
1.240___11,37%_____Outros municípios
10.908__100,00%____Estado do Rio
GAROTINHO TEVE VOTOS PARA ELEGER 4 DEPUTADOS
O candidato que não atingir o quociente eleitoral não significa que ele não é eleito. A maioria dos deputados consegue vaga sem chegar a este quociente, porque os que chegam mais perto, sem atingi-lo, recebem votos: dos candidatos mais votados (que transferem o excedente a colegas); da votação na legenda do partido; e dos postulantes que tiveram pior desempenho (que também repassam seus votos a colegas com chance de entrar).

O quociente eleitoral do RJ é 173.883 votos. Como Anthony Garotinho (PR) teve 694.862 votos, elege 4 deputados.
ABSTENÇÕES NO 1º TURNO DAS ELEIÇÕES 2010 NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
Porciúncula foi o município onde houve a maior abstenção nestas eleições, com 24,08% de eleitores que deixaram de ir às urnas. Em seguida foi Miracema (23,21%), Laje do Muriaé (23,04%), Itaperuna (20,73%) . . .

Parte destas abstenções pode ser atribuída a desobrigação de votar concedida aos maiores de 65 anos de idade e a ausência do eleitor no seu domicílio eleitoral. Em Miracema, por exemplo, têm 2.171 (IBGE) eleitores maiores desta idade que podem ter usufruído desta desobrigação. Como a abstenção no município foi de 5.086 eleitores pode-se atribuir outra parte a eleitores que se encontravam fora de Miracema no dia do pleito eleitoral.

Vale lembrar que o eleitor que não votar nem justificar sua ausência nos prazos determinados pela Justiça Eleitoral incorrerá em multa imposta pelo Juiz Eleitoral.

% abstenção____Municípios_________
24,08%________Porciúncula
23,21%________Miracema
23,04%________Laje do Muriaé
20,73%________Itaperuna
20,02%________S. A. de Pádua
17,81%________B. J. do Itabapoama
17,68%________Itaocara
16,35%________Cambuci
16,19%________Varre-Sai
14,93%________Natividade
14,51%________Italva
14,24%________S. J. de Ubá
14,15%________Aperibé
Fonte: TSE
A VITÓRIA DE SERGIO CABRAL NOS MUNICÍPIOS DO NOF
Sergio Cabral vence as eleições no Estado do Rio e em todos os municípios do Noroeste Fluminense.

Proporcionalmente ao número de eleitores, Varre-Sai foi o município onde Sergio Cabral teve mais votos, 93,75% dos votos válidos. Em seguida foi Italva (83,64%), Porciúncula (81,63%), Bom Jesus do Itabapoama (72,50%) . . .

% votos

válidos________Municípios_______
93,75%________Varre-Sai
83,64%________Italva
81,63%________Porciúncula
72,50%________B. J. do Itabapoama
70,56%________S. A. de Pádua
69,24%________Miracema
63,80%________S. J. de Ubá
63,41%________Laje do Muriaé
61,12%________Natividade
60,15%________Itaperuna
59,73%________Cambuci
54,09%________Aperibé
46,94%________Itaocara
Fonte: TSE
CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL ELEITOS NO ESTADO DO RIO

1 12123 * WAGNER MONTES PDT 528.628 (6,38%)
2 50123 * MARCELO FREIXO PSOL 177.253 (2,14%)
3 22777 * SAMUEL MALAFAIA PR 134.515 (1,62%)
4 15288 * PAULO MELO PMDB 121.684 (1,47%)
5 22345 * CLARISSA GAROTINHO PR 118.863 (1,43%)
6 10123 * ALEXANDRE CORREA PRB 112.676 (1,36%)
7 15505 * PEDRO AUGUSTO PMDB 111.407 (1,34%)
8 15159 * RAFAEL PICCIANI PMDB 96.034 (1,16%)
9 15101 * DOMINGOS BRAZÃO PMDB 91.774 (1,11%)
10 12212 * CIDINHA CAMPOS PDT 89.553 (1,08%)
11 13001 * CARLOS MINC PT 87.210 (1,05%)
12 15088 * EDSON ALBERTASSI PMDB 83.254 (1,00%)
13 22123 * EDINO FONSECA PR 77.061 (0,93%)
14 11111 * DIONISIO LINS PP 75.707 (0,91%)
15 33233 * CHRISTINO ÁUREO PMN - PMN / PSB 74.336 (0,90%)
16 15150 * PEDRO FERNANDES PMDB 69.571 (0,84%)
17 45620 * LUCINHA PSDB - PPS / DEM / PSDB 67.035 (0,81%)
18 12015 * ANDREIA DO CHARLINHO PDT 62.599 (0,76%)
19 20120 * SABINO PSC 62.522 (0,75%)
20 15122 * GRAÇA PMDB 61.294 (0,74%)
21 15615 * DICA PMDB 59.220 (0,71%)
22 11120 * FLAVIO BOLSONARO PP 58.322 (0,70%)
23 40369 * RAFAEL DO GORDO PSB - PMN / PSB 55.831 (0,67%)
24 23123 * ANDRE CORREA PPS - PPS / DEM / PSDB 55.484 (0,67%)
25 12617 * MARCIO PANISSET PDT 55.027 (0,66%)
26 70123 * MARCOS ABRAHAO PT do B 52.525 (0,63%)
27 12456 * MARCOS SOARES PDT 52.099 (0,63%)
28 15555 * ANDRÉ LAZARONI PMDB 49.839 (0,60%)
29 22300 * FABIO SILVA PR 47.939 (0,58%)
30 23601 * COMTE PPS - PPS / DEM / PSDB 45.541 (0,55%)
31 40011 * MARCELO SIMÃO PSB - PMN / PSB 45.046 (0,54%)
32 33333 * ALESSANDRO CALAZANS PMN - PMN / PSB 44.549 (0,54%)
33 22555 * MIGUEL JEOVANI PR 44.135 (0,53%)
34 40212 * GUSTAVO TUTUCA PSB - PMN / PSB 44.015 (0,53%)
35 15153 * BERNARDO ROSSI PMDB 43.607 (0,53%)
36 40233 * ROGERIO CABRAL PSB - PMN / PSB 43.215 (0,52%)
37 22000 * IRANILDO CAMPOS PR 42.398 (0,51%)
38 15345 * CHIQUINHO DA MANGUEIRA PMDB 39.740 (0,48%)
39 15210 * ROBERTO DINAMITE PMDB 39.730 (0,48%)
40 20010 * MARCIO PACHECO PSC 39.537 (0,48%)
41 12345 * PAULO RAMOS PDT 39.023 (0,47%)
42 13651 * RODRIGO NEVES PT 38.856 (0,47%)
43 20126 * CORONEL JAIRO PSC 38.791 (0,47%)
44 25633 * GRACA PEREIRA DEM - PPS / DEM / PSDB 38.746 (0,47%)
45 12198 * RICARDO ABRAO PDT 37.742 (0,46%)
46 13455 * GILBERTO PALMARES PT 36.519 (0,44%)
47 14123 * MARCUS VINICIUS - NESKAU PTB - PTB / PSDC 35.508 (0,43%)
48 22369 * ALTINEU CORTES PR 35.176 (0,42%)
49 45245 * GERSON BERGHER PSDB - PPS / DEM / PSDB 35.069 (0,42%)
50 28456 * WAGUINHO SEMPRE JUNTOS PRTB - PSL / PRTB 34.820 (0,42%)
51 43123 * ASPASIA PV 34.733 (0,42%)
52 45678 * LUIZ PAULO PSDB - PPS / DEM / PSDB 34.502 (0,42%)
53 45205 * CLAISE MARIA ZITO PSDB - PPS / DEM / PSDB 33.664 (0,41%)
54 27123 * JOAO PEIXOTO PSDC - PTB / PSDC 33.203 (0,40%)
55 12369 * FELIPE PEIXOTO PDT 32.855 (0,40%)
56 22320 * SAMUQUINHA PR 32.563 (0,39%)
57 22022 * ROBERTO HENRIQUES PR 32.369 (0,39%)
58 13104 * SALOMÃO PT 31.249 (0,38%)
59 13333 * ZAQUEU PT 30.583 (0,37%)
60 23555 * JOSE LUIZ NANCI PPS - PPS / DEM / PSDB 28.798 (0,35%)
61 13633 * INÊS PANDELÓ PT 28.798 (0,35%)
62 12777 * BEBETO TETRA PDT 28.328 (0,34%)
63 12200 * LUIZ MARTINS PDT 26.002 (0,31%)
64 12312 * MYRIAN RIOS PDT 22.169 (0,27%)
65 19239 * GERALDO MOREIRA PTN - PTN / PHS 21.987 (0,27%)
66 65656 * ENFª REJANE PC do B 21.033 (0,25%)
67 44500 * THIAGO PAMPOLHA PRP 19.329 (0,23%)
68 43644 * XANDRINHO PV 16.151 (0,19%)
69 10456 * ROSANGELA GOMES PRB 10.586 (0,13%)
70 50000 * JANIRA ROCHA PSOL 6.442 (0,08%)

Fonte: TSE
CANDIDATOS A DEPUTADO FEDERAL ELEITOS NO ESTADO DO RIO
Votação___% Válidos___Candidato___Partidos
694.862____8,69%____GAROTINHO____PR
240.724____3,01%____CHICO ALENCAR____PSOL
165.630____2,07%____LEONARDO PICCIANI____PMDB - PP / PMDB / PSC
157.580____1,97%____VITOR PAULO____PRB
150.616____1,88%____EDUARDO CUNHA____PMDB - PP / PMDB / PSC
146.859____1,84%____ROMÁRIO____PSB - PMN / PSB
146.260____1,83%____JANDIRA FEGHALI____PC do B
142.714____1,78%____ALEXANDRE CARDOSO____PSB - PMN / PSB
138.811____1,74%____WASHINGTON REIS____PMDB - PP / PMDB / PSC
129.515____1,62%____ALESSANDRO MOLON____PT
120.646____1,51%____JAIR BOLSONARO____PP - PP / PMDB / PSC
105.406____1,32%____PEDRO PAULO____PMDB - PP / PMDB / PSC
99.457____1,24%____AROLDE DE OLIVEIRA____DEM - PPS / DEM / PSDB
98.280____1,23%____FILIPE PEREIRA____PSC - PP / PMDB / PSC
98.164____1,23%____HUGO LEAL____PSC - PP / PMDB / PSC
95.412____1,19%____DR ALUIZIO____PV
86.162____1,08%____RODRIGO MAIA____DEM - PPS / DEM / PSDB
85.660____1,07%____LUIZ SERGIO____PT
85.358____1,07%____JULIO LOPES____PP - PP / PMDB / PSC
84.452____1,06%____OTAVIO LEITE____PSDB - PPS / DEM / PSDB
84.006____1,05%____STEPAN NERCESSIAN____PPS - PPS / DEM / PSDB
82.832____1,04%____ANDREIA ZITO____PSDB - PPS / DEM / PSDB
80.862____1,01%____MARCELO MATOS____PDT
77.800____0,97%____SIMAO SESSIM____PP - PP / PMDB / PSC
74.312____0,93%____RODRIGO BETHLEM____PMDB - PP / PMDB / PSC
73.185____0,91%____SIRKIS____PV
72.824____0,91%____ADRIAN____PMDB - PP / PMDB / PSC
72.822____0,91%____ALEXANDRE SANTOS____PMDB - PP / PMDB / PSC
72.589____0,91%____EZEQUIEL____PMDB - PP / PMDB / PSC
71.036____0,89%____BENEDITA____PT
65.826____0,82%____SERGIO ZVEITER____PDT
63.119____0,79%____MIRO TEIXEIRA____PDT
57.549____0,72%____GLAUBER____PSB - PMN / PSB
57.018____0,71%____FRANCISCO FLORIANO____PR
52.123____0,65%____EDSON SANTOS____PT
51.933____0,65%____BITTAR____PT
51.203____0,64%____WALNEY ROCHA____PTB - PTB / PTN / PSDC / PHS / PTC
51.011____0,64%____DR ADILSON SOARES____PR
44.355____0,55%____ZOINHO____PR
44.236____0,55%____FELIPE BORNIER____PHS - PTB / PTN / PSDC / PHS / PTC
41.480____0,52%____NEILTON MULIM____PR
33.856____0,42%____DR PAULO CESAR____PR
29.248____0,37%____LILIAM SA____PR
29.009____0,36%____AUREO____PRTB - PSL / PRTB / PRP
22.619____0,28%____PAULO FEIJO____PR
13.018____0,16%____JEAN WYLLYS____PSOL

Fonte: TSE

domingo, 3 de outubro de 2010

Votos recebidos por Juedyr Orsay e Felipe Bornier

Com 99,96% dos votos apurados no Estado Rio, o candidato a Deputado Estadual Juedyr Orsay têm 10.908 votos (o 153° do RJ), sendo 3.256 deles (29,85%) conseguidos fora de Miracema. Felipe Bornier (candidato a Deputado Federal), parceiro de campanha do Juedyr, conseguiu 44.233 votos (o 53° do RJ), sendo 10,17% deles (4.499) em Miracema.
ELEIÇÕES 2010 – 1° TURNO
Votação para Senador em Miracema

Eleitorado de Miracema: 21.914
Abstenções: 5.086 (23,21%)
Comparecimento: 16.828 (76,79%)

Votos:
- Em branco: 3.400 (10,10%)
- Nulos: 4.166 (12,38%)

Votos válidos: 26.090 (77,52%)
- Nominais: 26.090 (100,00%)
- de Legenda: 0 (0,00%)

Votação__% Válidos____Candidato____________Partidos_______________________
8.968_____34,37%_____LINDBERG_____PT - PP / PDT / PT / PTB / PMDB / PSL...
7.179_____27,52%_____JORGE PICCIANI_____PMDB - PP / PDT / PT / PTB / PMDB...
4.073_____15,61%_____MARCELO CRIVELLA_____PRB
3.260_____12,50%_____CESAR MAIA_____DEM - PPS / DEM / PV / PSDB
1.080______4,14%_____WAGUINHO SENADOR - 707_____PT do B - PR / PT do B
690________2,64%_____CARLOS DIAS_____PT do B - PR / PT do B
542________2,08%_____MARCELO CERQUEIRA_____PPS - PPS / DEM / PV / PSDB
267________1,02%_____MILTON TEMER_____PSOL
18_________0,07%_____HEITOR_____PSTU
11_________0,04%_____WLADIMIR MUTT_____PCB
2__________0,01%_____CLAITON_____PSTU
26.090_____100,00%____TOTAL

Votação para Deputado Federal em Miracema
(os 15 primeiros mais votados)

Eleitorado de Miracema: 21.914
Abstenções: 5.086 (23,21%)
Comparecimento:16.828 (76,79%)

Votos:
- Em branco: 1.005 (5,97%)
- Nulos: 712 (4,23%)

Votos válidos: 15.111 (89,80%)
- Nominais: 14.210 (94,04%)
- de Legenda: 901 (5,96%)

Votação__% Válidos____Candidato____________Partidos______________________
4.499____29,77 %_____FELIPE BORNIER - PHS - PTB / PTN / PSDC / PHS / PTC
1.318_____8,72 %_____LEONARDO PICCIANI - PMDB - PP / PMDB / PSC
855_______5,66 %____ GAROTINHO - PR
714_______4,73 %____ FERNANDO JORDAO - PMDB - PP / PMDB / PSC
578_______3,83 %____ HUGO LEAL - PSC - PP / PMDB / PSC
452_______2,99 %____ ALEXANDRE SANTOS - PMDB - PP / PMDB / PSC
434_______2,87 %____ JULIO LOPES PP - PP / PMDB / PSC
412_______2,73 %____ ALEXANDRE CARDOSO - PSB - PMN / PSB
334_______2,21 %____ PAULO SERGIO SORIANO - DEM - PPS / DEM / PSDB
290_______1,92 %____ ADRIAN PMDB - PP / PMDB / PSC
262_______1,73 %____ RONALDO ALVIM - PSL - PSL / PRTB / PRP
251_______1,66 %____ WALNEY ROCHA - PTB - PTB / PTN / PSDC / PHS / PTC
250_______1,65 %____ PAULO FEIJO – PR
238_______1,58 %____ ALEXANDRE SERFIOTIS - DEM - PPS / DEM / PSDB
200_______1,32 %____ FERNANDO SIQUEIRA - PDT

Fonte: TSE
ELEIÇÕES 2010 – 1° TURNO
Votação para Governador do RJ em Miracema

Eleitorado de Miracema: 21.914
Abstenções: 5.086 (23,21%)
Comparecimento:16.828 (76,79%)

Votos:
- Em branco: 1.133 (6,73%)
- Nulos: 1.932 (11,48%)

Votos válidos: 13.763 (81,79%)
- Nominais: 13.763 (100,00%)
- de Legenda: 0 (0,00%)

Votação__% Válidos____Candidato____________Partidos________________________
9.529_____69,24%_____SERGIO CABRAL_____PMDB-PP/PDT/PT/PTB/PMDB/PSL...
3.112_____22,61%_____GABEIRA____________PV-PPS/DEM/PV/PSDB
1.024_____7,44%______FERNANDO PEREGRINO_PR-PR/PT do B
67________0,49%_____JERFFESON MOURA___PSOL
22________0,16%_____CIRO GARCIA_________PSTU
9_________0,07%_____EDUARDO SERRA_____PCB
13.763____100,00%___TOTAL

Votação para Presidente em Miracema

Eleitorado de Miracema: 21.914
Abstenções: 5.086 (23,21%)
Comparecimento: 16.828 (76,79%)

Votos:
- Em branco: 604 (6,73%)
- Nulos: 1.932 (11,48%)

Votos válidos: 15.015 (89,23%)
- Nominais: 15.015 (100,00%)
- de Legenda: 0 (0,00%)

Votação__% Válidos____Candidato____________Partidos________________________
6.790____45,22%____DILMA____PT - PRB / PDT / PT / PMDB / PTN / PSC / PR / ...
5.137____34,21%____JOSÉ SERRA_PSDB - PTB / PPS / DEM / PMN / PSDB / PT do B
2.947____19,63%____MARINA__PV
104______0,69%____PLÍNIO___PSOL
12_______0,08%____EYMAEL__PSDC
12_______0,08%____ZÉ MARIA_PSTU
7________0,05%____IVAN PINHEIRO_PCB
5________0,03%____LEVY FIDELIX__PRTB
1________0,01%____RUI COSTA PIMENTA__PCO
15.015____100%____TOTAL

Fonte: TSE
ELEIÇÕES 2010 – 1° TURNO
Votação para Deputado Estadual em Miracema
Eleitorado de Miracema: 21.914
Abstenções: 5.086 (23,21%)
Comparecimento:16.828 (76,79%)

Votos:
- Em branco: 723 (4,30%)
- Nulos: 598 (3,55%)

Votos válidos: 15.507 (92,15%)
- Nominais: 14.381 (92,74%)
- de Legenda: 1.126 (7,26%)

Votação__% Válidos__Candidato__________Partidos_________________
7.542___48,64%____JUEDYR ORSAY_____PRP
996_____6,42%_____RAFAEL PICCIANI_____PMDB
428_____2,76%_____JOAO NACIF_____PDT
402_____2,59%_____ROGERIO CABRAL_____PSB - PMN / PSB
396_____2,55%_____ANDRE CORREA_____PPS - PPS / DEM / PSDB
318_____2,05%_____PAULO MELO_____PMDB
283_____1,82%_____GUSTAVO TUTUCA_____PSB - PMN / PSB
281_____1,81%_____SAMUEL MALAFAIA_____PR
266_____1,72%_____CHRISTINO ÁUREO_____PMN - PMN / PSB
235_____1,52%_____DAVI LOUREIRO_____PR
231_____1,49%_____ALTINEU CORTES_____PR
226_____1,46%_____LEANDRO SAMPAIO_____PPS - PPS / DEM / PSDB
194_____1,25%_____COMTE_____PPS - PPS / DEM / PSDB
182_____1,17%_____MIGUEL JEOVANI_____PR
174_____1,12%_____JOSÉ NADER_____PR
140_____0,90%_____GILBERTO SILVA_____PPS - PPS / DEM / PSDB
139_____0,90%_____ANDRÉ LAZARONI_____PMDB
91______0,59%_____ALBERTO CANTALICE_____PT
77______0,50%_____MYRIAN RIOS_____PDT
76______0,49%_____ZEIDAN_____PT
75______0,48%_____MARCO FIGUEIREDO_____PSC
70______0,45%_____JOAO PEIXOTO_____PSDC - PTB / PSDC
70______0,45%_____TUCALO_____PP
66______0,43%_____CARLOS MINC_____PT
58______0,37%_____DOMINGOS BRAZÃO_____PMDB
44______0,28%_____MARCELO SIMÃO_____PSB - PMN / PSB
43______0,28%_____ARMANDO JOSE_____PSB - PMN / PSB
42______0,27%_____ALEXANDRE CORREA_____PRB
37______0,24%_____EDINO FONSECA_____PR
35______0,23%_____FERNANDO PAULADA_____PPS - PPS / DEM / PSDB
34______0,22%_____PAULO RAMOS_____PDT
34______0,22%_____ANDRÉ CECILIANO_____PT
32______0,21%_____MARCOS SOARES_____PDT
29______0,19%_____MARCELO FREIXO_____PSOL
29______0,19%_____MARCIO PACHECO_____PSC
28______0,18%_____WAGNER MONTES_____PDT
27______0,17%_____LEONARDO MENDES_____PT
25______0,16%_____ALEXANDRE MARTINS_____PMDB
23______0,15%_____CIDINHA CAMPOS_____PDT
22______0,14%_____SABINO_____PSC
21______0,14%_____RODRIGO NEVES_____PT
21______0,14%_____FLAVIO BOLSONARO_____PP
20______0,13%_____TEN. WOLNEY DE PAULA_____PSB - PMN / PSB
20______0,13%_____ROBERTO DINAMITE_____PMDB
20______0,13%_____DR RONINHO_____PSDC - PTB / PSDC
779_____5,42%_____Outros candidatos c/ menos de 20 votos
14.381___100%______TOTAL

Fonte: TSE