Em Itaperuna, RJ, o ‘Programa Equoterapia Pedra Preta’ é um dos destaques da Secretaria Municipal de Saúde, e vem se tornando referência no interior do Estado do Rio de Janeiro.
A Psicoterapia Assistida por Cavalos tem resultados significativos num curto espaço de tempo. Esta terapia assistida por cavalos distingue-se das demais pelo fato de o trabalho ser todo desenvolvido no solo (não se trabalha em cima do cavalo) e não haver ensino de competências equestres (não é necessário qualquer conhecimento prévio sobre equitação). Ao interagirmos com cavalos, e devido ao fato de estes serem animais grandes, estamos criando uma oportunidade natural para ultrapassar medos e aumentar a confiança, e assim, através da utilização de metáforas que se relacionam com os desafios e situações da vida real, esta técnica se torna extremamente eficaz com resultados duradouros.
Os cavalos exigem empenho e envolvimento físico e mental para a realização dos exercícios, o que se torna valioso em todas as vertentes da vida de cada um. Eles são sensíveis à nossa linguagem não-verbal e respondem à informação transmitida no momento, proporcionando informação à equipe terapêutica e ao paciente sobre padrões de comportamento atuais e promovendo mudanças para novos padrões.
Esta terapia breve permite obter respostas para diferentes problemas através de oportunidades de reflexão sobre a vida real, utilizando metáforas através das atividades com cavalos, e é geralmente realizada por uma equipe composta por cavalo(s), um técnico de saúde mental e um especialista equestre garantindo a segurança emocional e física de todos envolvidos nas sessões.
Este modelo pode ser desenvolvido com pacientes individuais ou em grupo de todas as idades e em diversas áreas, como autoestima, emoções, resolução de problemas, comunicação, limites, dependências, concentração/atenção, motivação, luto, criatividade, dinâmicas de grupo e interações sociais entre outros.
Ele é eficaz para tratar problemas como hiperatividade, défice de atenção, comportamento de oposição, ansiedade, dependências, comportamentos autolesivos, depressão, transtornos alimentares, transtorno bipolar, transtorno pós-stress traumático, comportamentos de risco e desviantes entre outros. Além disso, permite o desenvolvimento do autoconhecimento e promove mudanças de forma eficaz.
Fonte: com informações da Decom Itaperuna e da Lado a Lado Equoterapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será exibido após aprovação do blog