Páginas

sábado, 26 de novembro de 2016

Noroeste Fluminense fecha 51 postos de trabalho com carteira assinada em outubro

A partir de outubro, Itaperuna passou a registrar no acumulado do ano número positivo de postos de trabalho, revertendo os números negativos registrados até o mês anterior. O município de Itaperuna é responsável por cerca de 50% da movimentação de empregos formais na região.

Em outubro, 51 postos de trabalho com carteira assinada foram fechados na região (+1 na microrregião Itaperuna e -52 na microrregião Santo Antônio de Pádua), o que vem a ser o resultado da diferença entre 1.018 admissões e 1.069 demissões, conforme os registros feitos pelos empregadores no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho). Neste mesmo mês de 2015, a região fechou número mais elevado de empregos (117).

De acordo com a Tabela I, em Itaperuna foram abertos 85 novos postos de trabalho, em seguida 9 em Italva. Nos demais municípios o saldo entre admissão e demissão variou entre 0 e -80, tendo em Bom Jesus do Itabapoana o número mais elevado.

Conforme a Tabela II, indústria da transformação destaca-se com 22 vagas geradas (+14 na microrregião Itaperuna e +8 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Em seguida extração mineral, com abertura de 4 novos postos (+1 na microrregião Itaperuna e +3 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Com exceção de serviços e administração pública, que não abriram nem fecharam vagas, nos demais setores de atividade econômica o número de fechamentos de postos de trabalho variou entre -2 e -59. No comércio houve perda de 59 postos de trabalho (-55 na microrregião Itaperuna e -4 na microrregião Santo Antônio de Pádua), assim como perda de 10 na construção civil (+10 na microrregião Itaperuna e -20 na microrregião Santo Antônio de Pádua).


No acumulado do ano até outubro, o saldo entre admissões e demissões na região registra -109 postos de trabalho com carteira assinada (-253 na microrregião Itaperuna e +144 na microrregião Santo Antônio de Pádua), o que vem a ser o resultado da diferença entre 10.573 admissões e 10.682 demissões. De janeiro a outubro do ano anterior, o número de postos de trabalho fechados foi mais baixo (-15).

Itaocara destaca-se com 475 vagas de trabalho abertas. Em seguida Italva, com 55, Itaperuna, com 24, e Natividade, com 16. Nos demais municípios, com exceção de Laje do Muriaé que não abriu nem fechou vagas, as perdas de postos de trabalho variaram entre -1 e -320, tendo em Bom Jesus do Itabapoana a maior perda (-320), em seguida Santo Antônio de Pádua (-92), Miracema (-91), Aperibé (-60), Cambuci (-59),  São José de Ubá (-29) e Porciúncula (-27).

A partir de outubro, Itaperuna passou a registrar no acumulado do ano número positivo de postos de trabalho, revertendo os números negativos registrados até o mês anterior. O município de Itaperuna é responsável por cerca de 50% da movimentação de empregos na região.

Administração pública foi o setor que mais abriu vagas de trabalho: 508 (todas abertas em Itaocara. Vale ressaltar que este é o único município da região que a prefeitura municipal registra neste setor de atividade econômica as contratações e demissões de pessoal). Em seguida serviços, com 192 novos postos de trabalho (+178 na microrregião Itaperuna e +14 na microrregião Santo Antônio de Pádua); agropecuária, com 63 (+59 na microrregião Itaperuna e +4 na microrregião Santo Antônio de Pádua); e serviços de utilidade pública, com 9 (-4 na microrregião Itaperuna e +13 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Nos demais setores os números variaram entre -1 e -519, tendo se destacado comércio, com -519 (-388 na microrregião Itaperuna e -131 na microrregião Santo Antônio de Pádua);  indústria de transformação, com -183 (-26 na microrregião Itaperuna e -157 na microrregião Santo Antônio de Pádua); e construção civil, com -178 (-76 na microrregião Itaperuna e -102 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna – Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; e Santo Antônio de Pádua – Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após aprovação do blog