Tema deste ano destacou o design como ferramenta para
valorização de marcas, produtos e serviços no setor.
Um grupo de 20 empresários do Noroeste Fluminense participou do evento
Itaperuna, 13 de abril de 2015
Congresso reuniu empresários do setor de todo o estado. Foto: Fabiano Veneza |
O Sistema FIRJAN promoveu na última sexta-feira, dia 10, o 5º
Congresso de Panificação e Confeitaria, que reuniu empresários do setor de todo o estado. O tema deste ano foi “As novas
experiências da padaria", cujo objetivo era despertar os empresários do segmento para os conceitos da indústria criativa,
especialmente o design, destacando-o como ferramenta para valorização de marcas, produtos e serviços no setor de panificação.
Durante o evento, foi apresentada uma pesquisa de comportamento de consumo nas padarias fluminenses feita pela Federação.
O
presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, participou
da abertura do evento e ressaltou a importância e a tradição do setor
para
o estado: “O setor de panificação no Rio de Janeiro é muito tradicional
e tem um jeito especial de estar presente na vida de cada consumidor.
Temos aqui no Rio a tradição e a cultura do pão francês. Fazemos questão
de valorizar as histórias das padarias e
os padeiros, que cuidam diariamente da produção, com todo capricho e
afeto”.
O
presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e
Confeitaria (ABIP), José Batista de Oliveira, falou sobre a relevância
do design
para a rentabilidade das panificadoras. “O tema do nosso congresso
desse ano é muito importante. Sabemos que o consumidor compra pelo olho.
Por isso precisamos apresentar um ambiente saudável e uma imagem
positiva dos nossos produtos. Isso faz comprar”, disse
ele.
Um
grupo de 20 empresários do setor de panificação do Noroeste Fluminense
esteve no evento, entre eles Maira Sepulveda, de Itaperuna, que
participa pelo terceiro
ano consecutivo. Proprietária da Padaria Vinhosa, a empresária conta
que a mudança nos rumos de seu negócio foi impulsionada a partir do que
aprendeu na primeira participação, em 2013.
“A
padaria foi criada há 40 anos pelo meu pai, já falecido, que sempre
manteve o tradicional, não pensava em modernização. De uns anos para cá
me surgiram ideias,
mas encontrava dificuldades para colocar em prática. E o primeiro
Congresso de Panificação e Confeitaria que participei abriu uma janela
de oportunidades na minha vida, pois conteúdo falava, justamente, sobre a
sucessão de comando nas empresas familiares”,
explicou Maira. Segundo a empresária, a padaria passou por ampla
reforma e modernização a partir de outubro de 2014. A reinauguração
aconteceu em fevereiro deste ano. “Além do aprendizado, este evento
permite compartilhar ideias, fazer novos contatos. Nossa
economia está em um momento delicado, mas nós, empresários, precisamos
estar encorajados para enfrentar essa crise. Precisamos nos unir e
fortalecer o nosso setor”, finalizou.
Pesquisa mostrou o perfil do consumidor
que frequenta as padarias do estado
A
pesquisa de consumo feita pelo Sistema FIRJAN realizou 951 entrevistas
na Região Metropolitana do Rio e em cidades do interior do Rio de
Janeiro. Foram ouvidos
consumidores das classes A, B e C, na segunda quinzena de março e
início de abril deste ano. O objetivo da pesquisa é mostrar o perfil do consumidor que frequenta as padarias do estado.
De
acordo com a gerente de Pesquisa e Estatística da FIRJAN, Hilda Alves, a
pesquisa mostrou que clientes de todas as classes sociais e regiões dão
importância
ao design da loja e de produtos expostos. “Os modelos de padaria estão
convivendo. O consumidor está indo a todos os tipos: tradicional,
gourmet e boulangerie. Porém, se tivesse que escolher um modelo, a maior
parte optaria pela padaria gourmet”, disse.
Quando
se analisa as regiões, a frequência nas padarias tradicionais é maior
na Região Metropolitana (79% dos entrevistados dizem
que costumam ir) do que no interior, onde o percentual é mais elevado
com relação às padarias do tipo gourmet: 54% do total. A boulangerie
também é mais procurada pelo consumidor do interior: 27% dos
entrevistados, ante 14% da Região Metropolitana.
Sistem Firjan - Assessoria de Imprensa Itaperuna
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