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terça-feira, 26 de novembro de 2013

Desempenho das Escolas do Noroeste Fluminense no Enem 2012


Distribuição percentual das proficiências dos participantes do Enem por Área de Conhecimento

Faixa de desempenho
Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Linguagens e Códigos
Matemática
Menor que 300
0%
0%
0%
0%
300,00 - 399,99
9,1%
0%
0%
0%
400,00 - 499,99
27,3%
9,1%
36,4%
9,1%
500,00 - 599,99
54,5%
63,6%
45,5%
36,4%
600,00 - 699,99
9,1%
27,3%
18,2%
36,4%
700,00 - 799,99
0%
0%
0%
9,1%
800,00 - 899,99
0%
0%
0%
9,1%
Igual ou maior que 900,00
0%
0%
0%
0%


Distribuição percentual das proficiências dos participantes do Enem em Redação
Faixa de desempenho
Porcentagem dos estudantes
Menor que 100
0%
100,00 - 199,99
0%
200,00 - 299,99
0%
300,00 - 399,99
9,1%
400,00 - 499,99
18,2%
500,00 - 599,99
36,4%
600,00 - 699,99
18,2%
700,00 - 799,99
18,2%
800,00 - 899,99
0%
900,00 - 1000,00
0%

Notas:
1-Para o Ensino Médio Regular são considerados: Ensino Médio Regular, Normal Magistério e ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional séries finais;
2-SC: Sem Cálculo - Escola com menos de 10 participantes ou menos de 50% de taxa de participação. 


Nota Explicativa do Inep a respeito das PROFICIÊNCIAS MÉDIAS DOS PARTICIPANTES NO ENEM 2012 POR ESCOLA:


Os resultados do ENEM auxiliam os estudantes, pais, professores, dirigentes das instituições e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no Ensino Médio e no estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. No entanto, cabe ressaltar que a utilização dos resultados do ENEM deve ser considerada com cautela, pois a participação no exame é de caráter voluntário e, com isso, a representatividade dos resultados varia de acordo com o percentual de participação de estudantes em cada escola.

Para o cálculo do Enem por unidade escolar de 2012, o Inep manteve a decisão de divulgar as médias, por Área do Conhecimento e para Redação, apenas para as escolas que obtiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas do Enem 2012.

As Proficiências Médias do Enem, por Área do Conhecimento e para a Redação, por escola, precisam ser analisadas pelos gestores das redes de ensino, unidades escolares, professores e toda a comunidade escolar para que se percebam os desafios a serem enfrentados. A simples formação de ‘rankings’ e a utilização de adjetivos para qualificar ou desqualificar as escolas não pode ser a força condutora do debate pedagógico para a melhoria do Ensino Médio. 

Continue lendo a Nota Explicativa aqui

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