O bicho corre risco de extinção. A ficha do indivíduo:
O sagui-da-serra-escuro, também chamado de sagui-estrela-preto, não passa de 400 gramas de peso. É um macaco pequeno, que tem a pelagem preta com manchas ruivas, com destaque para a sua cauda, também preta, mas com finos anéis brancos em toda a sua extensão. Endêmico da Mata Atlântica, corre risco de extinção em função da própria floresta viver sob esta mesma ameaça e também da concorrência por alimento com o sagui-de-tufos-brancos, que apesar de ser do nordeste brasileiro, tem sido deixado sistematicamente nesta região depois de comprado no comércio ilegal. Em geral o sagui-da-serra-escuro vive em grupos de 2 a 7 indivíduos, com apenas uma fêmea dominante. Normalmente os irmãos mais velhos ajudam a mãe a cuidar dos mais novos, até que, adultos, formem novos pares e acompanhem outros grupos.
Onde, especificamente, você fez a foto? Dia 18 a ong que está cuidando do Plano da Mata Atlântica estará aqui em Miracema para a segunda reunião - aparece lá, vai ser no Centro Cultural a partir da 9 - e eu vou comentar a existência dessa espécie. Isso ajuda a preservar a mata onde ele foi encontrado.
A foto foi feita nas matas do Alto da Serra de Flores, cujo acesso pode se feito na primeira vicinal após a Fazenda Cachoeira, do lado esquerdo da RJ-116, sentido Laje do Muriaé. A presença do bicho em lugar específico não indica a existência dele só ali, mas também nas extensões de toda mata. Vou na reunião do dia 18. Até lá!
Sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita)
ResponderExcluirhttp://luis.impa.br/photo/00_mamiferos_macacos.html
Valeu! Kvari
ResponderExcluirO bicho corre risco de extinção. A ficha do indivíduo:
O sagui-da-serra-escuro, também chamado de sagui-estrela-preto, não passa de 400 gramas de peso. É um macaco pequeno, que tem a pelagem preta com manchas ruivas, com destaque para a sua cauda, também preta, mas com finos anéis brancos em toda a sua extensão.
Endêmico da Mata Atlântica, corre risco de extinção em função da própria floresta viver sob esta mesma ameaça e também da concorrência por alimento com o sagui-de-tufos-brancos, que apesar de ser do nordeste brasileiro, tem sido deixado sistematicamente nesta região depois de comprado no comércio ilegal.
Em geral o sagui-da-serra-escuro vive em grupos de 2 a 7 indivíduos, com apenas uma fêmea dominante. Normalmente os irmãos mais velhos ajudam a mãe a cuidar dos mais novos, até que, adultos, formem novos pares e acompanhem outros grupos.
Onde, especificamente, você fez a foto? Dia 18 a ong que está cuidando do Plano da Mata Atlântica estará aqui em Miracema para a segunda reunião - aparece lá, vai ser no Centro Cultural a partir da 9 - e eu vou comentar a existência dessa espécie. Isso ajuda a preservar a mata onde ele foi encontrado.
ResponderExcluirA foto foi feita nas matas do Alto da Serra de Flores, cujo acesso pode se feito na primeira vicinal após a Fazenda Cachoeira, do lado esquerdo da RJ-116, sentido Laje do Muriaé. A presença do bicho em lugar específico não indica a existência dele só ali, mas também nas extensões de toda mata.
ResponderExcluirVou na reunião do dia 18. Até lá!