Páginas

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Estiagem leva Cedae a reduzir abastecimento de água em Miracema e Varre-Sai, no RJ

Por G1, Norte Fluminense e Região

Foto: Queimada registrada neste mês em Miracema (Foto: Divulgação/Prefeitura de Miracema)

De acordo com a companhia, os moradores das duas cidades devem consumir água de forma equilibrada e evitar o desperdício.


Em função da estiagem dos últimos meses, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) reduziu nesta semana o abastecimento de água nas cidades de Miracema e Varre-Sai, no Noroeste Fluminense. De acordo com a Cedae, os moradores das duas cidades devem consumir água de forma equilibrada e evitar o desperdício, visando evitar problemas maiores de abastecimento.

Segundo a Cedae, a estiagem e a consequente redução do nível do Rio Pomba, onde a companhia capta água para tratamento e distribuição, levou à redução no fornecimento de água para Miracema. Além da região central, a estiagem atingiu também o distrito de Paraíso do Tobias, cujo sistema de distribuição de água, abastecido pelo manancial Valão do Bonito, também teve sua vazão diminuída.

A estiagem na cidade levou a Prefeitura de Miracema a decretar estado de emergência nesta segunda-feira (25). Segundo dados da Defesa Civil, choveu apenas 18 milímetros na cidade em 2017, sendo que o ideal seriam 100 milímetros.

Em Varre-Sai, a falta de chuvas reduziu os níveis dos manciais onde a Cedae capta água para distribuição na cidade. Segundo a companhia, estão sendo realizadas manobras operacionais para minimizar os efeitos da seca na região da nascente do córrego Santa Cruz, responsável pelo abastecimento do município.

domingo, 24 de setembro de 2017

Noroeste Fluminense abre 267 vagas de empregos formais em agosto

Conforme registros feitos por empregadores no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, o Noroeste Fluminense abriu 267 vagas em agosto (+153 na microrregião Itaperuna e  +114 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Resultado mais satisfatório do que o ocorrido em agosto de 2016, ocasião em que foram abertas 147 vagas.

Este resultado de agosto foi positivo em 11 municípios, tendo em Itaperuna o maior número de vagas abertas (102), em seguida em Santo Antônio de Pádua (52), Bom Jesus do Itabapoana (38), Miracema (22), Italva (19), Aperibé (16), ...

Indústria de transformação abriu 152 vagas (+99 na microrregião Itaperuna e  +53 na microrregião Santo Antônio de Pádua), enquanto no setor serviços foram abertas 84 vagas (+79 na microrregião Itaperuna e  +5 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

No acumulado do ano são 385 vagas abertas (+547 na microrregião Itaperuna e -162 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Neste mesmo período do ano anterior, foram fechadas 52 vagas na região.

Com 185 vagas, serviços lidera a abertura de vagas na região (+375 na microrregião Itaperuna e  -190 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Em seguida indústria de transformação, com abertura de 149 vagas (+158 na microrregião Itaperuna e  -9 na microrregião Santo Antônio de Pádua); construção civil, com 90 vagas (+42 na microrregião Itaperuna e  +48 na microrregião Santo Antônio de Pádua); e serviços industriais de utilidade pública, com 21 vagas (+13 na microrregião Itaperuna e  +8 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Comércio fechou 45 vagas (-41 na microrregião Itaperuna e  -4 na microrregião Santo Antônio de Pádua) e extração mineral outras 19 vagas (+3 na microrregião Itaperuna e  -22 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna – Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; e Santo Antônio de Pádua – Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.