Páginas
quinta-feira, 22 de abril de 2010
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Infelizmente, vemos também na foto o maior vilão da poluição de rios, lagos e mar: a sacola de plástico, que lamentavelmente é jogada na natureza pelos incautos. Felizmente encontra-se em tramitação no congresso nacional medida para proibir o uso indiscriminado dessa embalagem que pode produzir efeitos devastadores na natureza.
O Socozinho (Butorides striatus) é uma espécie de socó com ampla distribuição nas áreas alagadas das Américas e em grande parte do mundo. Tal espécie chega a medir até 36 cm de comprimento, possuindo capuz e topete nucal negros, pescoço acinzentado, peito com estrias ferrugem, dorso estriado de marrom, pernas amarelas e curtas. Também é conhecido pelos nomes: ana-velha, garça-socoí, maria-mole, socó-boi, socó-criminoso, socó-estudante, socoí, socó-mijão, socó-mirim e socó-tripa.
O ribeirão Santo Antônio, apesar da poluição que sofre, ainda é muito rico em vida animal.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
CAMPELLO
O passeio desta vez foi pelas bandas de Campello. A estrada para lá é a mesma que sobre a qual havia a linha férrea, do tempo que o trem chegava até Miracema (RJ-188). Um pequeno trecho desta estrada está asfaltado, até o bairro Carrapichão (cerca de 3km). O percurso é de 12 km e interessante, pois passa pelas cachoeiras do Conde e outras ribeirão abaixo, além de oferecer belos visuais da zona rural. A ponte, sobre um bonito lajeado encachoeirado do ribeirão Santo Antônio, bem próximo de Campello, ainda é de madeira, como nos velhos tempos do trem.
Campello pertenceu a Miracema. No plebiscito que foi feito para saber se a população de Miracema estava de acordo com a emancipação de Pádua foi realizado também em Campelo e Paraíso do Tobias. Depois da emancipação, na divisão da área para compor o novo município de Miracema, Campello permaneceu como área do município de Pádua e passou a ser o nono distrito deste município.
A tradicional família Campelo, na qual derivou o nome do povoado, têm muitos membros que continuam morando naquele distrito e em fazendas próximas. A família Campelo de lá é também Barros, cujo patriarca é representado por Gedeão Barros. A família Barros, nos primórdios de Miracema, foi proprietária de muitas fazendas: de Paraíso do Tobias a Campello.
Antiga Estação Ferroviária de Campello |
Igreja ? |
Bairro novo, estádio de futebol e asfalto da estrada para Miracema enfim concluído |
De Campello a Paraoquena, outro distrito de Pádua, é um pulo (cerca de 1 km). A ponte sobre o rio Pomba na chegada a Paraoquena, pela qual, outrora, passava o trem para Miracema, foi substituída por moderna ponte de concreto para tráfego rodoviário. A linha de trem continua ativa em Paraoquena. Uma bela atração neste lugar é a visita ao dormitório das garças: onde, ao entardecer, centenas de garças reúnem-se em poucas árvores agrupadas à beira rio, para pernoitar. A estrada Paraoquena-Pádua é asfaltada e oferece belos visuais da zona rural e do rio. A linha do trem cruza este pequeno trecho de estrada cinco vezes. Havemos de ter atenção nestes cruzamentos.
Estação Ferroviária de Paraoquena |
domingo, 11 de abril de 2010
Num pequeno périplo pela zona rural com meu amigo Larry, lá pelas bandas das fazendas Serra Nova, União e muitas outras, tiramos algumas fotos (ver 9ª, 10ª e 11ª fotos no final da rolagem da tela de seu computador).
O casal de joão-de-barro da fotografia, a seguir, adotou os arredores do curral da fazenda do Larry como seu território. A viuvinha, juntamente com seu companheiro(a), que não consegui fotografar, também vivem nos arredores do mesmo curral, em harmonia com os joões-de-barro.
O joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) é uma ave Passeriforme da família Furnariidae. É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno. A viuvinha ou lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta) embora não seja ave nativa da nossa região, hoje em dia encontra-se perfeitamente adaptada, podendo ser vista em qualquer parte de Miracema. Tem um casal dela que adotou os fundos de minha casa e os quintais dos vizinhos como seu território. Invariavelmente, todos os dias após o alvorecer o casal me acorda com seus fortes piados.
http://www.wikiaves.com.br/joao-de-barro e http://www.flickr.com/photos/22551294@N08/4285576819/