domingo, 29 de junho de 2014

Cachaça produzida no estado ganha destaque na Casa do Artesanato

A cachaça produzida no estado do Rio de Janeiro vem se destacando pela qualidade. Para tornar esse produto ainda mais conhecido, a Secretaria de Desenvolvimento promoveu, nesta quinta-feira (26/6), uma degustação de cachaças na Casa do Artesanato e uma palestra sobre o tema.

O Rio de Janeiro é, hoje, o estado que tem o maior número de certificações de qualidade da bebida no país, respondendo por 30% da produção, sendo o segundo que mais exporta.

- Temos marcas muito premiadas nacional e mundialmente. Num intervalo de 12 meses, tivemos mais de 40 premiações de relevância - explica a presidente da Associação dos Produtores da Cachaça do Rio de Janeiro (Apacerj), Katia do Espírito Santo.

O encontro na Casa do Artesanato teve o objetivo de promover a cachaça fluminense, mostrando a qualidade, sustentabilidade e particularidade dessa bebida, usada para fazer o drinque mais famoso do Brasil – a caipirinha –, mas que cada vez mais também vem sendo apreciada pura.

- Nosso objetivo é tornar a cachaça produzida no Rio mais conhecida por sua qualidade e seu característico sabor, o que a torna diferenciada para atender o mercado não só do país, mas também internacional. Temos empresas produtoras em todo o Estado, do interior à Região Metropolitana - avalia a subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

A programação fez parte da exposição Energia do Artesanato na Copa, também realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e que continua com a venda de peças produzidas por artesãos fluminenses. A visitação é gratuita, das 9h às 18h, e está aberta ao público na Casa do Artesanato, que fica na Rua Real Grandeza, número 293, em Botafogo.

A mostra ficará até o dia 11 de julho e vem recebendo a visita de turistas de diversos lugares do país e do mundo, que visitam a cidade por causa da Copa.

- Desde o início da exposição, mais de 3 mil pessoas já conheceram a qualidade do trabalho feito pelos artesãos fluminenses. E a venda desses produtos já ultrapassou R$ 35 mil, o que contribui diretamente para a renda de tantas famílias que vivem dessa atividade - explica Dulce Ângela.

Imprensa RJ

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Faetec abre mais de 76 mil vagas em cursos gratuitos em todo o Estado

As seis unidades do Noroeste Fluminense oferecem diversas oportunidades, conforme a tabela abaixo

A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, abriu inscrições para 76.774 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. As 110 unidades em diversas regiões do estado oferecem 80 opções de capacitação para os mais variados setores da economia. Entre os destaques estão os cursos de Operador de Computadores, Idiomas e Eletricista Instalador Predial.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Tande Vieira, as oportunidades podem ser um diferencial para aqueles que desejam ingressar no mercado de trabalho.

– Como programado, estamos oferecendo mais uma rodada de vagas para os cursos profissionalizantes da Faetec. É uma excelente oportunidade para quem deseja uma qualificação rápida visando ao mercado de trabalho. Além da oferta de vagas, vamos inaugurar novos centros vocacionais tecnológicos e escolas técnicas em municípios do interior – afirmou o secretário.

Para a presidente da Fundação, professora Maria Cristina Lacerda, a qualidade dos cursos e a dedicação dos alunos são determinantes na conquista da empregabilidade.

– Nossos alunos conquistam a empregabilidade graças à vontade de aprender uma profissão que poderá elevar o orçamento familiar e, consequentemente, a qualidade de vida. É essa garra que faz com que eles sejam tão especiais e que seus currículos sejam tão valorizados pelas empresas – destaca a presidente.

Os interessados podem concorrer às vagas até o dia 30 de junho, pelo site www.faetec.rj.gov.br, por meio do link ‘Processo seletivo de vagas aos cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional’. Os candidatos devem ter o Ensino Fundamental completo e, dependendo do curso, idade entre 14 e 18 anos. Os cursos têm duração de 20 semanas, exceto o de NR-10 Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade, com duração de um mês. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar um dos 97 polos da Faetec Digital distribuídos em todo o Estado e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.

O sorteio público das vagas será realizado no dia 2 de julho, a partir das 9 horas, e a listagem completa será publicada no site no dia seguinte. Após a publicação, os candidatos sorteados terão entre os dias 3 e 9 de julho para efetivar a matrícula. As aulas começam no dia 4 de agosto.

Com informações da Imprensa RJ

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Começou a XVI Merco Noroeste em Itaperuna

Foto: Marcelo Nunes
A abertura oficial da XVI Merco Noroeste - Feira Industrial e Comercial do Noroeste Fluminense aconteceu nesta quinta-feira (26/06), às 14 horas, nas dependências da UNIG (Universidade Iguaçu), situada na BR 356, Km 02, Itaperuna, RJ. A Merco Noroeste é considerada o maior evento empresarial do interior do Estado do Rio de Janeiro.

O prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão, destacou a Merco Noroeste como a força que alavanca a região, a vitrine que demonstra o crescimento do Noroeste Fluminense através de seus produtos, serviços e talentos. O presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, disse que a FIRJAN é companheira do desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e que a Merco deverá ultrapassar R$ 12 milhões em negócios, durante esta edição.

O diretor da Fecomércio, Edmilson Ladeira, ressaltou que os envolvidos na idealização da Merco estão trabalhando há anos, para que o evento alcance maturidade e se torne grande palco de negócios do Estado do Rio. Já o presidente da FACERJ e do SEBRAE RJ, Jésus Mendes Costa, agradeceu o apoio da Prefeitura de Itaperuna e disse que o evento é o grande encontro de negócios do Noroeste Fluminense, onde todos tem a oportunidade de mostrar o potencial da região.

Após a abertura oficial, os presentes percorreram os corredores da Merco, visitando os estandes da feira. Prefeitos e representantes dos poderes Legislativo e Executivo da região, bem como autoridades civis, militares e demais autoridades prestigiaram o evento.

A Merco Noroeste está sendo realizada no Campus V da Unig, em Itaperuna RJ, entre os dias 26 e 29 de junho. O evento tem o apoio da Prefeitura de Itaperuna, Sincomércio e Unig, patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae e Sistema Firjan, com promoção e organização da B2B Empreendimentos.

Agência Comuniqque (www.comuniqque.com)

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Noroeste Fluminense: empregos gerados em maio foram estáveis

Em maio deste ano foram gerados 130 empregos formais na região, apenas menos quatro do que em maio do ano passado.

O maior número de empregos foi gerado em Itaperuna, 90, em seguida em Itaocara, 30, em Natividade, 26, em Bom Jesus do Itabapoana e Miracema, 8 em cada um, ...

No acumulado do ano, foram criados 382 novos postos de trabalho na região, sendo 170 em Itaocara, 106 em Itaperuna, 45 em Santo Antônio de Pádua, 43 em Italva, 38 em Miracema.... No mesmo período do ano anterior foram gerados 1.319 empregos na região.


Serviços foi o setor responsável pelo maior número de empregos gerados na região de janeiro a maio deste ano (188), em seguida Comércio (133), Administração Pública (76), Indústria de Transformação (59), ...

No país, a geração de empregos em maio foi a mais baixa em 22 anos. Link para matéria sobre isso na Agência Brasil.

SESI Itaperuna abre 30 vagas gratuitas para Educação Básica de Jovens e Adultos

Oportunidades são para Ensino Fundamental e Médio.
Inscrições podem ser feitas até 11 de julho.

Itaperuna, 24 de junho de 2014

O Sistema FIRJAN está com inscrições abertas, até 11 de julho, para 30 vagas gratuitas em cursos de Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA), na unidade SESI Itaperuna. Há 16 oportunidades para Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano e 14 para 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, todas no turno da noite.

As inscrições podem ser feitas diretamente no SESI Itaperuna, localizado à Rua Deputado José de Cerqueira Garcia, 883, bairro Presidente Costa e Silva. As vagas serão distribuídas através de sorteio a ser realizado no dia 12 de julho. Os candidatos às vagas do Ensino Fundamental deverão ter a idade mínima de 15 anos e os candidatos às vagas do Ensino Médio a idade mínima de 18 anos. É necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e comprovante de escolaridade anterior à fase que deseja cursar. Para os menores de idade, deverão ser apresentados os documentos dos responsáveis.

A matrícula daqueles que forem sorteados deverá ser realizada de 16 a 28 de julho. As aulas estão previstas para iniciar dia 30 de julho.  Mais informações podem ser obtidas pelo 0800-0231231 ou pelo www.firjan.org.br/educamais, onde está disponível o edital completo.
Assessoria de Imprensa Itaperuna

terça-feira, 24 de junho de 2014

Percentual de Funções Docentes com curso superior, segundo os estabelecimentos de ensino de Miracema, em 2013




Caravana Tecnológica em Pádua vai esclarecer dúvidas sobre projetos de apoio à inovação

Evento da FIRJAN acontece nesta quarta-feira, na unidade SESI/SENAI da cidade, a partir das 18h 

Pádua, 23 de junho de 2014

O Sistema FIRJAN traz a Santo Antônio de Pádua, nesta quarta-feira, 25 de junho, mais uma edição da Caravana Tecnológica. Voltado para empresários da indústria de toda a região, o evento irá acontecer na unidade SESI/SENAI do município, a partir das 18h. Na oportunidade, Fabiano Gallindo, especialista em Projetos Tecnológicos do Sistema FIRJAN, vai orientar e tirar dúvidas dos empresários sobre projetos de apoio à inovação e difusão tecnológica para micro e pequenas empresas.

Fabiano Gallindo também vai apresentar o Edital SENAI SESI de Inovação 2014, destinado a empresas do setor industrial de qualquer porte, incluindo as startups e as incubadas, que poderão concorrer a verba não reembolsável até o teto de R$ 300 mil por proposta. Essa linha de financiamento visa incentivar a inovação tecnológica em qualquer empresa do setor industrial e a inovação social em saúde, segurança, qualidade de vida, educação e cultura, por meio do desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores. As empresas participantes podem ser micro, pequenas, médias ou grandes.

As propostas podem ser enviadas a qualquer tempo, até 15 de fevereiro de 2015. Os projetos devem ter, obrigatoriamente, a parceria com o SESI ou o SENAI. Entre os setores que também podem contemplados com esse incentivo estão os de alimentos e bebidas; automação; automotivo; construção civil; energia; tecnologia da informação; química; gráfica e editorial; madeira e mobiliário; metalomecânico; petróleo e gás; e têxtil e vestuário. A íntegra do edital pode ser consultada em www.editaldeinovacao.com.br. 

Merco Noroeste - No dia seguinte, 26, das 18h às 21h, Gallindo estará no estande da Federação na Merco Noroeste para atendimentos individuais e gratuitos aos empresários. O objetivo é apresentar oportunidades em linhas de financiamento e editais de inovação de acordo com as demandas específicas de cada empresa. Os agendamentos de horários podem ser feitos através do telefone (22) 3824-6500.

A Merco Noroeste vai acontecer no campus da Universidade Iguaçu (UNIG), localizado à BR 356, km 2. O Sistema FIRJAN é um dos patrocinadores da feira multisetorial.

Assessoria de Imprensa Itaperuna

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Percentual de funções docentes com curso superior nos municípios do Noroeste Fluminense, em 2013

Os dados referentes ao percentual de funções docentes com curso superior nos municípios do Noroeste Fluminense, reunidos nas tabelas a seguir, são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Educação Infantil: municípios que apresentaram os maiores percentuais de funções docentes com curso superior na região, em 2013: Aperibé (68,3%), Porciúncula (67,3%), São José de Ubá (66,7%), Santo Antônio de Pádua (50,4%), ...

Municípios que mais avançaram de 2012 para 2013: Natividade (41,34%), Italva (27,01%), Bom Jesus do Itabapoana (10,43%), Miracema (10,09%), ...


Ensino Fundamental: neste ensino, se destacaram em 2013: São José de Ubá (91,6%), Itaperuna (87,5%), Porciúncula (85,6%), Miracema (81,1%), ..., enquanto os que mais evoluíram de 2012 para 2013 foram Cambuci (13,97%), Laje do Muraé (8,56%), São José de Ubá (5,53%), Miracema (5,46%), ...


Ensino Médio: neste ensino, os municípios apresentaram em 2013 os maiores percentuais de funções docentes com curso superior, tendo em Cambuci o menor dos maiores percentuais (92,1%).

Educação Profissional, EJA e Educação Especial: ver na tabela


Obs: as tabelas foram ordenadas do maior para o menor pela primeira coluna de 2013. O site do Inep oferece para consultas estas mesmas informações por estabelecimento de ensino. Link para o Inep.

Marco Civil da Internet entra em vigor hoje

Sabrina Craide e Karine Melo – Repórteres da Agência Brasil  Edição: Nádia Franco

Começam a valer hoje (23) as novas regras para o uso da internet no Brasil. A Lei 12.965/14, conhecida como Marco Civil da Internet, é uma espécie de constituição do setor, que estabelece os direitos e deveres de usuários e de provedores de internet no país. Após aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado, a lei foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e publicada no dia 24 de abril, com prazo de 60 dias para entrada em vigor.

Vários pontos da lei vão precisar de regulamentação. Em entrevista logo após a sanção da lei, a presidenta disse que tudo será discutido com a sociedade.

Para os usuários, uma das principais novidades será a neutralidade de rede, ou seja, a garantia de que o tráfego terá a mesma qualidade e velocidade, independentemente do tipo de navegação. O usuário não poderá ter sua velocidade reduzida de acordo com o uso e as empresas não podem, por exemplo, diminuir a velocidade de conexão para dificultar o uso de produtos de empresas concorrentes.

Outro direito dos usuários é relacionado à privacidade. Segundo a nova lei, informações pessoais e registros de acesso só poderão ser vendidos se o usuário autorizar expressamente a operação comercial. Atualmente, os dados são coletados e vendidos pelas empresas, que têm acesso a detalhes sobres as preferências e opções dos internautas.

Outra mudança: atualmente, as redes sociais podem tirar do ar fotos ou vídeos que usem imagens de obras protegidas por direito autoral ou que contrariam regras das empresas. Com o marco civil, as empresas não podem retirar conteúdo sem determinação judicial, a não ser em casos de nudez ou de atos sexuais de caráter privado. O provedor não pode ser responsabilizado por conteúdo ofensivo postado em seu serviço pelos usuários. O objetivo é garantir a liberdade de expressão dos usuários e impedir a censura.

O Marco Civil também determina que os registros de conexão dos usuários sejam guardados pelos provedores durante um ano, sob total sigilo e em ambiente seguro. A lei também garante a não suspensão da conexão à internet, salvo por débito, e a manutenção da qualidade contratada da conexão à internet.

“O Brasil saiu na frente de vários países dando exemplo de como regulamentar essas decisões de maneira equilibrada entre os vários interesses e potos de vista sobre essa questão”, diz Nejm, diretor da SaferNet Brasil, organização não governamental (ONG) que atua na pesquisa e prevenção de crimes da internet.

Apesar de destacar todos os pontos positivos da norma, Nejm ressalta que o grande desafio, a partir de agora, fazer com que lei não fique só no papel. “Ainda tem uma lacuna importante na estrutura das policias especializadas, a carência de infraestrutura é grande”, destaca.

Hoje, segundo levantamento da SaferNet, só o Distrito Federal e os estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul tem delegacias especializadas. “Na Polícia Federal, a estrutura também é precária para a demanda. Falta estrutura para oferecer ao cidadão um atendimento adequado”, diz Nejm. A morosidade da Justiça também preocupa já que, segundo a ONG, com exceção de casos de nudez,  julgamentos de processos por calúnia e difamação, por exemplo, pode demorar anos.

“Em um dia de exposição, o dano é imensurável e o tempo de resposta na Justiça não é tão rápido. O dano sempre é maior que a reparação”, acrescentou.

Para reduzir o número de crimes na internet, a SaferNet Brasil aposta na prevenção. A novidade neste sentido é que o Artigo 26 do Marco Civil, de forma inédita no Brasil, estabelece que é dever do Estado promover a educação para o uso seguro e responsável da internet em todos os níveis de ensino.
 
”Para nós, isso é muito importante. Mais que a questão de segurança, queremos discutir a cidadania digital: ética, direitos humanos, respeito por direitos e deveres, e não falar só sobre perigos na internet”, concluiu. A ONG  preparou vasto material sobre o assunto que pode ser acessado gratuitamente e usado por escolas.

domingo, 22 de junho de 2014

Inverno começa neste sábado e nova estação não deverá ser de frio intenso

Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil     Edição: Valéria Aguiar

O outono está chegando ao fim e o inverno no Hemisfério Sul começa neste sábado (21) e vai até 22 de setembro. Apesar das temperaturas baixas registradas nesses últimos dias, a previsão é que este ano o inverno não seja tão rigoroso quanto em 2013.

De acordo com a Somar Meteorologia, isto vai ocorrer porque as ondas de frio ficarão mais ao Sul, entre Chile, Argentina e Uruguai, e vão avançar pouco sobre o Brasil. A previsão da Somar é de temperaturas mais elevadas que o normal na maior parte do país nos próximos meses.

A temperatura no Sul deverá ter mínima entre 6 graus Celsius (ºC) a 8ºC na serra de Santa Catarina e abaixo dos 6°C na Serra da Mantiqueira. Já a temperatura máxima deverá oscilar bastante, segundo a Somar. É a época em que haverá as maiores diferenças entre o Norte e o Sul do Brasil. Enquanto na Campanha Gaúcha e na Serra Catarinense a máxima não deverá chegar aos 18°C, entre o nordeste do Mato Grosso e o interior do Piauí é comum a temperatura chegar aos 35°C.

A previsão da Somar é que vai chover menos no Sudeste, e o nível do Sistema Cantareira só tenderá a cair. O inverno é uma estação de pouca chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. Deverá chover acima da média na Região Sul e no Mato Grosso do Sul. Isso deve acontecer porque as frentes frias ficarão mais bloqueadas sobre a Região Sul.

A sexta-feira (20) começou com temperaturas baixas na Região Sul e quebra de recordes de dia mais frio do em alguns municípios. Porto Alegre registrou 4,8ºC às 6h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Essa temperatura bateu os 5,6ºC registrados ontem (19) na capital gaúcha. Outras cidades que bateram recorde de frio no Rio Grande do Sul foram Quaraí, com -1,6ºC, e Santa Maria, -0,2ºC.

A menor temperatura de hoje no Brasil foi registrada em Urupema, no alto da serra catarinense, com -5,1ºC por conta de uma massa de ar polar. Ontem, a cidade registrou -7,7 ºC. O Sul também teve formação de nevoeiros nesta manhã em Pelotas (RS), Porto Alegre, Cascavel (PR), Criciúma (SC), Canoas (RS), Maringá (PR) e Santa Maria (RS).

Amanhã, a massa de ar polar vai começar a perder força, segundo o Climatempo. Mesmo assim, o dia ainda começa com geada fraca na Campanha Gaúcha e nas áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No domingo, a temperatura aumenta na região, mas no final do dia, no oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná voltam a ocorrer pancadas de chuva.

sábado, 21 de junho de 2014

Noroeste Fluminense: SENAI abre novas turmas em cursos de aperfeiçoamento e qualificação no segundo semestre

Ao todo, serão 296 vagas disponíveis. Inscrições podem ser feitas nas unidades SENAI de Itaperuna e Santo Antônio de Pádua
 
Itaperuna, 20 de junho de 2014

No segundo semestre, o Sistema FIRJAN vai abrir 296 novas vagas em cursos de aperfeiçoamento e qualificação do SENAI na região Noroeste Fluminense. Das oportunidades, 185 são para a unidade SENAI de Itaperuna e 111 para Santo Antônio de Pádua.

Os cursos são voltados para os segmentos de petróleo, metalurgia, logística, eletricidade e gestão. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas diretamente nas unidades. Em Itaperuna, o SENAI está localizado à Avenida Zulamith Bittencourt, 190, Centro, e em Pádua à Avenida João Jasbick, 740, bairro Aeroporto.

Confira as informações sobre os cursos disponíveis:
 
ITAPERUNA
Pintor Industrial (216h)
Modalidade: Qualificação
Cinco turmas previstas, de 25 alunos em cada
Datas de início: 7 de julho, 11 de julho, 15 de agosto, 5 de setembro e 10 de setembro
Parametrização de Inversores de Frequência (20h)
Modalidade: Aperfeiçoamento
Uma turma prevista, de 20 alunos
Data de início: 2 de agosto
Gestão Estratégica de Vendas (60h)
Modalidade: Aperfeiçoamento
Uma turma prevista, de 20 alunos
Data de início: 12 de agosto
Administração de Materiais e Logística Integrada (40h)
Modalidade: Aperfeiçoamento
Uma turma prevista, de 20 alunos
Data de início: 8 de setembro
 
PÁDUA
Operador de Empilhadeira / Segurança na
Operação de Empilhadeira (40h)
Modalidade: Aperfeiçoamento
Duas turmas previstas, de 12 alunos em cada
Data de início: 12 de julho
Pintor Industrial (216h)
Modalidade: Qualificação
Três turmas previstas, de 25 alunos em cada
Datas de início: 14 de julho, 15 de setembro e 20 de outubro
Soldador Eletrodo Aço Carbono Revestido 6g (216h)
Modalidade: Qualificação
Uma turma prevista, de 12 alunos
Data de início: 5 de agosto
 
*Para início das turmas, é necessário um número mínimo de inscritos. O SENAI reserva-se o direito de mudar as informações sem aviso prévio.

Assessoria de Imprensa Itaperuna

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pesquisador e professor questionam impactos da Copa na economia do país

Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil    Edição: Denise Griesinger 

A Copa do Mundo foi responsável pela geração de 1 milhão de empregos no país, dos quais cerca de 700 mil foram formais. A informação foi divulgada hoje (19) pelo presidente da Embratur, Vicente Neto, durante palestra sobre Impactos dos Grandes Eventos na Economia Brasileira, no Centro de Mídia da Fifa, na zona sul do Rio de Janeiro.

"Isto representa 15% do total de empregos gerados durante o governo Dilma”, comentou ele ao informar que somente durante a Copa o impacto na economia brasileira será de R$ 6,5 bilhões com serviços para os turistas. "Em 2013, só na cadeia do turismo houve US$ 6,7 bilhões de entradas no país, ingresso de divisas com turismo internacional. Somos a sexta economia do turismo no mundo e a primeira da América do Sul", disse Neto.

Para o pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV), Pedro Trengrouse, o valor - se comparado ao Produto Interno Bruto de R$4,5 trilhões é ínfimo. Entretanto, ele acredita que o impacto da Copa na economia brasileira será bem maior que na África do Sul. “No Brasil, o futebol movimenta muito mais pessoas e é por isso que temos 3 milhões de turistas brasileiros e 500 mil turistas estrangeiros nesta Copa”, comentou.

De acordo com o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Lamartine da Costa, projeções econômicas sobre impactos de grandes eventos não valem de maneira geral, pois costumam ser superdimensionados. "Temos que esperar terminar a Copa para sabermos o real impacto do evento na economia”, declarou ele. “Os grandes eventos trazem sempre benefícios, assim como o petróleo, que também traz muitos riscos", comentou o professor em alusão a países ricos em petróleo, porém com enormes desigualdades sociais e econômicas.

Lamartine defendeu que o modelo de mega eventos atual é insustentável e deve ser repensado. "São coisas gigantescas e praticamente impossíveis de serem organizadas com eficiência" comentou ele ao citar exemplos de falhas em copas como as da Inglaterra e da África do Sul. "Além disso, pesquisas mostram que em todos os países que fizeram mega eventos o número de participantes em esportes tem caído. Os mega eventos têm feito com que o significado original desses jogos que é o esporte se perca", comentou. O professor lembrou que várias cidades da Europa retiraram suas candidaturas para os próximos jogos de inverno.

O pesquisador da FGV também concordou que é preciso reformular a maneira como Estados e entidades internacionais organizam os grandes eventos esportivos. "Esse modelo de Copa e Olimpíadas não se sustenta mais. São grandes festas, não geram grandes transformações", declarou ele ao criticar  os pesados gastos por parte dos Estados, enquanto o lucro maior vai para as entidades organizadoras dos eventos. "O que vimos foram secretários de governo [servindo] como secretários da Fifa, esforçando-se para cumprir tantos requisitos exigidos", disse ele, que contestou a razoabilidade de alguns requisitos.

Pedro Trengrouse  também criticou a falta de eventos de exibição pública nas principais cidades do Brasil. “O povo não pode pagar a conta e ficar fora da Copa”, opinou o pesquisador que defendeu que criar espaços com shows e exibições dos jogos em locais públicos para as pessoas que não conseguiram comprar ingressos era uma obrigação dos governos. “É inadmissível que brasileiros estejam vendo a Copa no Brasil da mesma forma como viram a do Japão”.

O presidente da Embratur não comentou as opiniões do pesquisador Pedro Trengrouse e do professor Lamartine da Costa.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Inauguração nesta sexta-feira da pavimentação da estrada Miracema – Campelo

O governador Luiz Fernando Pezão vai estar em Miracema nesta sexta-feira (20) para a inauguração do asfaltamento do trecho Miracema a Campelo (distrito de Santo Antônio de Pádua) da rodovia RJ-188.

O asfaltamento deste trecho ( 12 km) iniciou há mais de 25 anos atrás e foi concluído em quatro etapas, sendo a primeira da rodovia RJ-116 em Miracema até a cachoeira do Conde, a segunda até a vila de casas que tem no caminho, a terceira até a cachoeira do Zé Arão e, finalmente, a quarta, e maior parte, que concluiu o restante do percurso Miracema a Campelo. Duas pontes existentes neste trecho continuam sendo de madeira.

O deputado estadual João Nacif foi um grande entusiasta da conclusão desta obra.

terça-feira, 17 de junho de 2014

TCE-RJ divulga irregularidades em folhas de pagamento

Prefeituras de 21 municípios remuneraram 109 pessoas mortas, entre os anos de 2012 e 2013. Mas a identificação de ‘falecidos' nas folhas de pagamento não foi o único problema identificado pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), na auditoria especial realizada no ano passado para verificação de remuneração de pessoal e acumulação de cargos. A fiscalização, que teve resultados parciais divulgados nesta quarta-feira (11/6), durante o seminário ‘Vitrine de Auditorias', apontou ainda que, das 91 prefeituras fiscalizadas, 36 (39,56%) pagam salários acima do teto constitucional; 89,01% mantêm em folha pagamento servidores com acumulação ilícita de cargos; 94,50% cometem alguma irregularidade na remuneração de seus agentes políticos, e 10,98%  pagam salários inferiores ao piso nacional.

Ao longo do encontro, organizado pela Escola de Contas e Gestão (ECG) e aberto pelo presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes de Carvalho Junior, foram divulgados dados, também parciais, de outras duas auditorias realizadas em 2013: Regimes Próprios de Previdência Social e Controle de Obras Públicas. "Nós estamos no rumo certo. Sem esse tipo de auditoria não conseguiríamos os achados a que chegamos. Por exemplo, um profissional com 11 matrículas em municípios diferentes", afirmou o presidente, chamando a atenção para o desenvolvimento das chamadas auditorias temáticas.

"Com essa nova mecânica estamos conseguindo fiscalizar melhor. Isso é motivo de muito orgulho. A mola mestra da Casa é o seu corpo funcional", disse ele, que também destacou a produtividade dos técnicos. "Nós passamos de 200 auditorias por ano para 850. Este é o principal objetivo do Tribunal: fazer com que os recursos públicos não caminhem para o ralo. No ano de 2013, só em editais revogados, economizamos mais de R$ 3 bilhões. Nos editais que tiveram redução, a economia foi de quase R$ 200 milhões. A sociedade pode confiar no TCE porque aqui tem gente comprometida com a boa aplicação dos recursos públicos", garantiu.

Para o secretário-geral de Controle Externo, Carlos Roberto de Freitas Leal, as auditorias temáticas são resultantes de esforços e experiências. "O principal destaque é o nosso crescimento. Nós íamos a alguns municípios às vezes a cada quatro anos ou, dependendo do tema, 10 anos. Certos assuntos nunca foram fiscalizados em determinadas localidades. Nós hoje voltamos aos municípios sete vezes por ano para fiscalizar áreas diferentes". 

Falta de transparência nos Regimes Próprios de Previdência Social – Além das folhas de pagamento problemáticas, as prefeituras também apresentaram incorreções em seus Regimes Próprios de Previdências Social (RPPS), sendo a falta de transparência o principal deles, como ficou demonstrado na auditoria realizada nesse campo. "De um total de 74 municípios que contam com o RPPS, 72 não fornecem informações para os segurados, nem para a sociedade", enfatizou  Márcio Henrique Rodriguez Cattein, da Subsecretaria de Controle Municipal (SUM).

Dos 91 municípios fiscalizados pelo TCE-RJ, 74 possuem RPPS e foram auditados.  Outros 14 municípios estão vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e três possuem RPPS em processo de extinção. O levantamento realizado pelo TCE levou em conta a organização e funcionamento dos RPPS, o caráter contributivo, avaliação atuarial e as aplicações financeiras, para verificação do equilíbrio do regime.

De acordo com o levantamento, 16,21% das unidades gestores dos RPPS utilizam irregularmente os recursos previdenciários. Em 64 municípios os auditores descobriram que as prefeituras não estão repassando recursos ao órgão gestor do RPPS decorrentes de contribuições, parcelamentos e encargos. Também não realizam os aportes necessários para a cobertura. E mais: 67,56% dos municípios visitados (equivalente a 67,56% do total) não adotam as providências para a manutenção da base cadastral, de forma a dar confiabilidade nos números de beneficiários.

Diante de tantas falhas e irregularidades, o presidente Jonas Lopes fez um alerta: "Eu já fui presidente de uma previdência municipal, em Campos dos Goytacazes, que na época se chamava Caprev. Todas estão em uma situação muito difícil. Se o gestor não entender que está tratando de vida e de conforto na hora em que a pessoa mais necessita, essas entidades vão entrar em estágio pré-falimentar, como está quase ocorrendo com o Rioprevidência".

Na área de gestão de obras, a fiscalização dos técnicos do Tribunal também chegou a cenários que merecem atenção das prefeituras.  Segundo João Marcos Daroz, da Subsecretaria de Auditoria e Controle de Obras e Serviços de Engenharia (SSO), 69% dos municípios não têm controle adequado da qualidade dos materiais e serviços empregados nas obras.

O seminário foi dedicado à funcionária Elza Magarão Vellasco, que morreu no mês passado, definida pelo presidente como "uma servidora exemplar", e ao ex-governador Marcello Alencar, pai do conselheiro Marco Antonio Barbosa de Alencar, a quem Jonas Lopes dedicou um minuto de silêncio.

TCE-RJ

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Donos do Mustique, em Miracema, saem ilesos de acidente em estrada perto de São Fidelis

Tony Roger / SF News

Os empresários da noite em Miracema, Vanderlei e Marcia Helena, que são casados e proprietários do badalado Mustique Club, saíram sem ferimentos de acidente ocorrido no início da noite de ontem (15), na rodovia RJ-158, na localidade Morro do Gambá, São Fidelis. 

Os empresários vinham de Miracema em direção a Campos dos Goytacazes quando Vanderlei perdeu o controle de sua camionete Nissan Frontier que, em seguida, capotou. O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas por não se ferirem recusaram atendimento.

Com informações e foto do URURAU

domingo, 15 de junho de 2014

Justiça do Rio concede liminar contra Ampla e Light em ação do Procon

Da Agência Brasil   Edição: Stênio Ribeiro

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) concedeu liminar em açao civil pública, movida pelo Procon do estado contra as concessionárias de distribuição de energia elétrica Light e Ampla. A decisão é do juiz Luiz Roberto Ayoub, da 1ª Vara Empresarial do TJRJ, e obriga as empresas a avisarem aos consumidores sobre interrupções programadas no serviço para eventuais manutenções com no mínimo 72 horas de antecedência. A determinação prevê, ainda, multa de R$ 10 mil por cada suspensão no fornecimento de energia.

Além de determinar o aviso prévio, o juiz exigiu que as empresas divulguem os horários de início e término das suspensões em pelo menos dois veículos de mídia de grande circulação. Segundo o Procon, a decisão de acionar as duas empresas foi por causa das constantes interrupções no serviço de distribuição de energia, com prejuízo dos usuários, por se tratar de serviço essencial.

A Justiça também determinou que nos casos de interrupção do fornecimento de energia, por qualquer razão, o serviço deve ser restabelecido pelas duas concessionárias nos prazos dados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), como é definido no Artigo 176 da Resolução 414/2010. Se não seguir a decisão, as empresas também serão multadas em R$ 10 mil por dia sem abastecimento. De acordo com o assessor jurídico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, Rafael Couto, o fornecimento de energia sem aviso tem motivado muitas reclamações.

"Percebemos que tanto a Ampla quanto a Light têm suspendido o fornecimento de energia [com frequência]. Muitas pessoas foram prejudicadas, perderam eletrodomésticos por causa disso. Só na Light, as interrupções ultrapassaram o limite de 70% do total permitido pela Aneel. A intenção é fazer valer as 72 horas estabelecidas pela agência, dando tempo ao consumidor para resolver tudo sem sofrer danos morais e materiais”, disse.

A Light informou, em nota, que ainda não foi notificada da decisão, e ressaltou que assim como todas as concessionárias de energia elétrica, cumpre a determinação da Aneel, informando aos consumidores “sobre interrupções programadas, com antecedência mínima de 72 horas”.

A Ampla também informou que não foi notificada oficialmente sobre a decisão, e assegura, em nota, que “já cumpre integralmente o que é estabelecido pela legislação”.

sábado, 14 de junho de 2014

Produtor de cacau de Bom Jesus do Itabapoana recebe financiamento do Frutificar

Frutificar passa a dar apoio e assistência técnica à lavoura de cacau

De acordo com dados do Frutificar, cerca de 23 produtores em cinco municípios do Noroeste fluminense já se dedicam ao cultivo do cacau. O município de Bom Jesus do Itabapoana possui lavouras de até 35 anos, em áreas que variam de 0,30 a 2,50 hectares. Neste sábado (14/6), às 12h30, em Bom Jesus do Itabapoana, o secretário de Agricultura, Alberto Mofati, assina, com o produtor Messias Borges Moraes, o primeiro contrato de financiamento para desenvolvimento da lavoura cacaueira no estado.

O cacau, fruta que encontrou no Norte e no Noroeste fluminense condições de clima e solo para o seu desenvolvimento, vai contar, a partir de agora, com o apoio e assistência técnica do Frutificar - programa da Secretaria de Agricultura voltado ao fomento da fruticultura irrigada -, que já incentiva, com assistência técnica, financiamento com juros de 2% ano e apoio à comercialização, a produção de morango, abacaxi, goiaba, coco, pêssego, uva, banana, maracujá, manga, laranja, tangerina e limão.

A semente da fruta é o principal produto comercializado para a indústria de chocolate sob diversas formas, após fermentação e secagem. Dela extrai-se a manteiga, muito utilizada na indústria farmacêutica e cosmética, a torta e o pó, utilizados na indústria chocolateira e moageira para a fabricação de doces, confeitos e massas. Já a polpa do cacau, rica em açúcares, é utilizada na fabricação de geleia, vinho, licor, vinagre e suco.

- A inclusão do cacau no leque de frutas financiadas pelo programa tem como objetivo atender ao crescente número de produtores, que cultivam o cacau como alternativa de diversificação da atividade rural. Também é uma cultura de reflorestamento que pode ser consorciada com outras espécies – explicou Mofati.

Com informações da Imprensa RJ

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Rede Municipal de Miracema reduz estabelecimentos de ensino, em 2013

Os dados sobre média de alunos por turma da rede municipal de Miracema, fornecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais), revelam que diversas turmas de alunos foram suprimidas pelo município, em 2013, sendo que três escolas foram completamente esvaziadas.

Na educação básica, três creches e quatro pré-escolas que tinham, somadas, 143 alunos em média por turma deixaram de funcionar, sendo que uma escola foi completamente esvaziada, porém duas outras pré-escolas passaram a funcionar com média por turma, somadas, de 19 alunos, sendo que uma delas tem apenas seis alunos.

No ensino fundamental, seis estabelecimentos municipais que tinham, somados, 92 alunos em média por turma deixaram de funcionar, sendo 26 nos Anos Iniciais (1º ao 5º Ano) e 66 na Turma Unificada. Porém, duas outras escolas municipais criaram turmas novas com média, somadas, de 24 alunos, sendo que uma delas com apenas dois alunos nos Anos Finais (6º ao 9º Ano) e a outra com 22 na Turma Unificada.

Dessa forma, fica difícil reduzir a taxa de atraso escolar no município, que em 2013 foi uma das mais altas da região (33,2% no Ensino Fundamental e 39,7% no Ensino Médio).

A seguir, as tabelas com a média de alunos por turma das escolas de Miracema:




terça-feira, 10 de junho de 2014

Horas-aula diária nas unidades educacionais de Miracema

Os dados das tabelas abaixo são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .

Creche

De acordo com a Tabela I, Miracema perdeu em 2013 uma creche que funcionava em horário integral (8 horas) e duas que funcionavam em horário parcial (4 horas).

Em 2013, tinham em Miracema seis creches municipais que cumpriam horário integral e uma que cumpria horário parcial (4 horas), enquanto em 2012 existiam sete com horário integral e três com horário parcial. A EM Sebastião Samel, que cumpria horário integral em 2012, deixou de funcionar como creche em 2013. O J de I Municipal Clarinda Damasceno e E M Genuino Antunes de Siqueira, que cumpriam horário parcial em 2012, também deixaram de funcionar como creche em 2013 (estes educandários não constam com horas-aula na listagem do Inep).  (parágrafo retificado às 22:30 h)

Pré-escola

Ainda conforme a Tabela I, Miracema perdeu em 2013 três pré-escolas municipais com horário integral e ganhou duas com horário parcial.

Existiam seis pré-escolas municipais em 2012 com horário integral e outras seis com horário parcial (horário variando de 4 a 5 horas). Em 2013, o número de pré-escolas com horário integral reduziu para três e o número com horário parcial ampliou para oito.

Mudanças: a EM Alfredo Mercante que funcionava no regime de horário parcial passou a funcionar no regime de horário integral, e, ao contrário desta escola, a E M João Assad que funcionava em horário integral passou a funcionar em horário parcial.


Ensino Fundamental

Conforme a Tabela II, Miracema ganhou em 2013 uma escola do Ensino Fundamental  - 6º ao 9º ano, a EM Francisco Benedito (consta da listagem do Inep com horas-aula somente a partir de 2013).

Do 1º ao 5º ano o quadro apresentado em 2012 é praticamente o mesmo em 2013.


Ensino Médio

De acordo com a Tabela III, a única mudança significativa ocorrida de 2012 para 2013 foi a ampliação das horas-aula diária do IE de Miracema. Mudança esta que contribuiu para a redução da distorção idade-série em 11,72% (link para a postagem correspondente).